Cultura & Lazer Titulo
Histórias de Iraque e Afeganistão concorrem a prêmios
Da AFP
24/08/2007 | 11:19
Compartilhar notícia


A guerra do Iraque e a dura vira cotidiana no Afeganistão estarão presentes na seção oficial do 55° Festival Internacional de Cinema San Sebastián, em que 16 filmes disputarão a Concha de Ouro, principal prêmio do evento. Na categoria que condecora obras em fase de finalização, dois filmes brasileiros estão entre os seis finalistas.

A organização do Festival, a ser realizado de 20 a 29 de setembro próximos, apresentou na quinta-feira os filmes que competirão na principal seção do concurso, entre os quais apenas dois latino-americanos, um argentino e um uruguaio.

Já os brasileiros na competição são as obras de Matheus Nachtergaele com 'A festa da menina morta' e Werner Schumann com 'Sol na Neblina' e concorrem ao prêmio Cine em Construção. A categoria premia filmes ainda inacabados e tem o objetivo de ajudar na finalização das obras de diretores independentes.

O diretor canadense David Cronenberg será o responsável por inaugurar oficialmente o festival com seu filme 'Eastern promises', protagonizado por Viggo Mortensen e Naomi Watts, que participa da competição.

O encerramento ficará a cargo do britânico de origem indiana Michael Radford e seu filme 'Flawless', com Michael Caine e Demi Moore, que não faz parte da competição.

Dois temas de grande atualidade, Iraque e Afeganistão, estarão presentes na seção oficial com os filmes britânicos 'Battle for Haditha' de Nick Broomfield e o iraniano 'Buddha collapsed out of shame' da diretora Hana Makhmalbaf.

'Battle for Haditha' é a história de um grupo de fuzileiros navais no Iraque, que depois de sofrer um ataque de insurgentes iraquianos, resolveram se vingar, o que causou uma matança.

Já 'Buddha collapsed out of shame', obra-prima de Makhmalbaf, relata a história de Baktay, uma menina afgã de seis anos, que com sua vontade de aprender o alfabeto, percebe como os meninos ao seu redor refletem a violência da sociedade afegã.

Também participam da disputa oficial os americanos 'Honeydripper' de John Sayles; 'Padre nuestro' de Christopher Zalla e 'A thousands years of good prayers' de Wayne Wang, o canadense 'Emotional Arithmetic' de Paolo Barzman e o francês 'La maison', de Manuel Poirier.

Serão exibidos, mas não concorrem ao prêmio o documentário 'Planeta Terra', de Alastair Fothergill e Mark Linfield e 'The inner life of Martin Frost', dirigido por Paul Auster, presidente do júri do festival.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;