Eleições 2016 Titulo Manoel Lopes
Comissão que apura denúncia contra Manoel lava as mãos e joga decisão aos vereadores
Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
19/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A comissão de servidores formada pela Câmara de Mauá para investigar denúncia de assédio sexual feita por uma funcionária contra o vereador Manoel Lopes (DEM) produziu relatório em que lava as mãos sobre o episódio.

Após quase quatro meses do pedido formal de desarquivamento do processo por solicitação do também vereador Luiz Alfredo dos Santos Simão (PTdoB), os funcionários públicos designados a apurar o caso concluíram que não é possível afirmar se houve assédio – mesmo com o depoimento da colaboradora. A recomendação da comissão é a de que vereadores decidam sobre a acusação.

Em 2014, o plenário optou pelo arquivamento da denúncia feita pela auxiliar de limpeza Raquel Paula de Miranda. À época, até mesmo Simão não manifestou objeção à desconsideração da reclamação da servidora.

Nos bastidores, comenta-se que o pedido de Simão para desarquivar o processo é retaliação ao fato de Manoel ser supostamente denunciante de que Simão era beneficiário irregular de área pública. O vereador do PTdoB, entretanto, nega veementemente cunho político no caso.

Apesar da recomendação da comissão de servidores, os próximos passos sobre a investigação ainda são incertos. Com a ausência do presidente Marcelo Oliveira (PT) – assumiu interinamente o Paço, com a licença do prefeito e candidato à reeleição, Donisete Braga (PT) – o vice-presidente da Câmara, Professor Betinho (PSDC), assumiu o comando da Casa. Pelo fato de integrar o mesmo grupo oposicionista ao qual Manoel integra, esperava-se que o parlamentar agilizasse o processo.

Betinho, porém, teme desgaste por liderar esse processo e tem resistido a colocar o parecer em votação, o que ele nega. “Não há nenhuma resistência. Como vereador, tenho que seguir a lei. Só não votamos porque a mesa diretora ainda não foi oficializada (sobre o fim dos trabalhos da comissão). Assim que formos comunicados pelo diretor da Câmara, colocaremos em votação”, afirmou Betinho. O Diário apurou que, embora esteja pronto, o relatório ainda está em posse dos servidores que integram a comissão.

Manoel foi reeleito no dia 2, com 2.243 votos. A partir de 2017, partirá para seu sétimo mandato consecutivo, integrando, grupo dos mais longevos parlamentares em atuação no Grande ABC. O democrata não quis comentar o assunto. A defesa do parlamentar alega que não teve acesso aos documentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;