Memória Titulo
Um livro para o Singular
Ademir Medici
19/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Desde os anos 1950 havia o curso de admissão ao ginásio, o primeiro ‘cursinho’ registrado no Grande ABC e em tantas outras cidades. Mas será o Singular a popularizar o ‘cursinho’ como hoje conhecemos na região, geograficamente no Vale do Carapetuba, no Centro velho de Santo André. Foi em 1966, meio século a ser comemorado hoje na Câmara Municipal.

Além dos fundadores Paulo Roberto De Francisco e Paolo Gambogi, participarão do evento professores, colaboradores e ex-alunos.

Memória recebeu um estudo da história da hoje Rede de Ensino Singular, idealizado pela jornalista Marli Popolin, ex-Diário. Um belo trabalho, verdadeiro ensaio, que tem tudo para se transformar em livro. Afinal, em cinco décadas a Rede Singular abrigou em suas salas de aula 200 mil estudantes. Mãos à obra, pois, Marli.

De Santo André para o Grande ABC

Do estudo de Marli Popolin

1966 – Regime militar fecha um cursinho mantido pelo Centro Acadêmico da Engenharia Mauá, no Parque Dom Pedro II, na Capital.

n Os jovens estudantes Adilson Pinto Marante e Jorge Adilson, da Engenharia Mauá, mais Paulo Roberto De Francisco, Francisco Gayego e Roberto Kallas resolvem abrir um novo cursinho, em outro lugar e com outro nome.

A opção é Santo André. O prédio escolhido é o do Liceu Monteiro Lobato, onde já funcionava a escola, na Rua Dona Elisa Flaquer, 167.

O novo cursinho começa numa sala alugada com 12 alunos.

Tempos depois, com a saída de Adilson Marante, Paolo Gambogi, ex-aluno da FEI, ingressa na sociedade. No mesmo prédio, no período noturno, funcionavam outras duas ou três salas do cursinho Ciências e Letras Vestibulares, que preparava os estudantes para a área de Humanas. Os vestibulares não eram unificados.

O cursinho preparava os alunos para as carreiras de Ciências Sociais, Letras e Economia. No comando, um jovem professor, Alexandre Takara. Conhecem?

Um terceiro cursinho é criado, o de Madureza, voltado aos funcionários do parque industrial do Grande ABC que necessitavam do Ensino Fundamental ou Médio.

1971 – O Singular trabalha dentro de empresas como a Volkswagen, Pirelli, Ford, ZF e até na Pirelli de Paulínia. É criado o Supletivo.

1972 – Fundado o Colégio Singular.

1974 – Formada a primeira turma do colégio.

1978 – O cursinho passa a se chamar Singular-Anglo, numa primeira grande parceria.

Os cursos de vestibulares alcançam São Bernardo e São Caetano.

Criado o Colégio Técnico, com os cursos de Secretariado, Processamento de Dados, Eletrotécnica, Química e Eletrônica.

2000 – O Ensino Médio regular, Ensino Fundamental e Educação Infantil estendem o material Anglo para todos os níveis.

O Liceu Monteiro Lobato, que sempre teve fortes ligações com esta história, é incorporado pelo Singular.

Hoje – O Singular mantém 13 unidades na região e alcança todo o Grande ABC com 100 escolas parceiras.

OS 50 ANOS DA REDE DE ENSINO SINGULAR

Sessão solene na Câmara Municipal de Santo André

Hoje, quarta-feira: 19h.

Iniciativa: vereador Edson Sardano, ex-aluno.

Diário há 30 anos

Domingo, 19 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6268

Manchete – Municípios exigem reforma tributária. Esse é o consenso para aumentar repasse de ICM que, em alguns casos, caiu em até 50% em 10 anos. Reportagem: jornalista Denise Caboclo.

Santo André – Após três atropelamentos, moradores se mobilizaram e a Polícia interditou trecho da Rua das Monções, no bairro Jardim.

Em 19 de outubro de...

1901 – Santos Dumont contorna a Torre Eifel, em Paris, com o Dumont nº 6.

1916 – Professor Augusto Leite Franco efetivado no cargo de diretor do Grupo Escolar de Santo André. Ele vinha exercendo o cargo desde a inauguração da escola.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o ex-presidente do Brasil marechal Hermes da Fonseca chega à França, vindo da Suíça. Irá para a frente de Champagne e tenciona visitar as frentes inglesa e belga.

1971 – Biblioteca Municipal de Santo André adquire a Coleção Brasiliana (Companhia Editora Nacional), com 346 volumes, tornando-se uma das poucas bibliotecas brasileiras a possuir a coleção completa.

1991 – Prefeito Celso Daniel à frente, Santo André realiza a festa da retomada do Cine-Teatro Carlos Gomes.

Hoje

Dia do Guarda Noturno

Dia do Profissional da Informática

Santos do Dia

São Paulo da Cruz (Ovada, Alexandria, Norte da Itália, 1694 – Roma 1775). Fundou a Congregação Clérigos Descalços da Santa Cruz e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, os Padres Passionistas.

Isaac Jogues

João de Brébeuf (ou de Brito)

Pedro de Alcântara.

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Dolcinópolis e Igaraçu do Tietê.

Dolcinópolis. Elevado a município em 1959, quando se separa de Jales.

Igaraçu do Tietê. Elevado a município em 1954, quando se separa de Barra Bonita.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 19 de outubro:

No Rio Grande do Sul, Ijuí e Ivoti.

Em Sergipe, Itabaianinha.

No Paraná, Marilena

Em Goiás, Ouvidor e Três Ranchos.

Em Minas Gerais, Pouso Alegre e Pouso Alto.

Na Bahia, Santa Teresinha.

Na Paraíba, São Francisco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;