Esportes Titulo
Jornais cariocas culpam Edmundo
Alec Duarte
Enviado ao Rio de Janeiro
15/01/2000 | 14:35
Compartilhar notícia


Dois dos principais jornais cariocas culparam Edmundo, em suas ediçoes deste sábado, pela perda do título do 1º Mundial de Clubes da Fifa. "Culpado", estampou O Dia, o diário mais popular da cidade, ao lado de uma foto do jogador pouco depois do erro fatal. "Na falha de Edmundo, a vitória do Corinthians", manchetou, por sua vez, o tradicional O Globo.

Nas reportagens de O Dia, a tristeza da torcida do Vasco pelo segundo vice-campeonato mundial em praticamente um ano ocupou boa parte das páginas. Segundo o jornal, "o Vasco caiu diante de um Corinthians mais aplicado e que mereceu ganhar o título mundial." Sob o título "O mundo é do Timao, meu!", a crônica do jogo lembrava que alegria corintiana, por outro lado, era dupla, já que a conquista do torneio ocorreu apenas 45 dias depois de o Palmeiras ter perdido a decisao da Copa Toyota para o Manchester United.

Tao enfurecido com Edmundo quanto O Dia, O Globo foi ainda mais fundo nas críticas. "Disperso e individualista, Edmundo encheu a torcida vascaína de tristeza e decepçao ao perder, displicentemente, a cobrança de pênalti que acabou com o sonho do título mundial."

Extra, Jornal dos Sports e Jornal do Brasil perdoaram Edmundo e preferiram falar do jogo de forma geral. "Que tragédia!", publicou o Jornal dos Sports, com uma foto de Edmundo ao lado do árbitro holandês Dik Jol. "O resultado fez justiça ao Corinthians, primeiro campeao mundial da história oficialmente reconhecido pela Fifa", afirmou a publicaçao.

O JB lembrou de outra tragédia - a derrota da Seleçao Brasileira na final da Copa do Mundo de 1950 - para contar a história do Vasco x Corinthians de sexta-feira. "Um Maracanazo vascaíno", estampou o diário, contando que a invasao corintiana de 1976 "praticamente se repetiu" na final do mundial.

O Extra foi solidário a Edmundo e preferiu ressaltar a sorte corintiana na definiçao por pênaltis. "O mundo é do Timao", foi a manchete. No texto principal, o erro do atacante do Vasco nem sequer foi citado. "Ninguém merecia tomar gols e, na loteria das cobranças, o Vasco levou a pior."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;