Cultura & Lazer Titulo
'Toy Story 2' chega em vídeo
Das Agências
30/12/2000 | 16:36
Compartilhar notícia


É um daqueles casos raros em que a seqüência consegue ser tao boa e até melhor que o original. Nao representa pouca coisa porque Toy Story, o primeiro da série havia sido considerado um prodígio de animaçao. Pois John Lasseter conseguiu se superar na continuaçao. Toy Story 2 tem um visual ainda mais arrebatador e impressionante que o primeiro filme. Foi até um dos fatores pelos quais arrebentou nas bilheterias dos EUA, faturando em 15 dias uma vez e meia o que Pokémon havia demorado quatro meses para arrecadar. No Brasil, Toy Story 2 teve 1,8 milhao de espectadores nos cinemas, um número bom, senao altamente expressivo. O filme está nas locadoras e lojas especializadas no formato vídeo desde o começo do mês (Buena Vista, R$ 19,90). Na semana passada, começaram a chegar os DVDs (R$ 35).

Inaugurou-se, com o primeiro Toy Story, uma nova fase da animaçao. Com o longa, a empresa Pixar radicalizou e lançou o primeiro desenho inteiramente feito no computador. Pode parecer pouca coisa, apenas mais um degrau na escada da (r)evoluçao técnica, mas é mais.

Basta comparar os brinquedos de Toy Story (1 e 2) com aqueles que em Fantasia 2000 ilustram a velha história do soldadinho de chumbo. Os brinquedos de Toy Story 2 nao sao criaturas humanizadas, frutos da projeçao da infância e do pensamento animista que leva as pessoas a se dirigir aos objetos como se fossem criaturas vivas na ficçao. A originalidade do filme, no 1 como no 2, consiste em adotar, estritamente, o ponto de vista dos bonecos, contrapondo-se a toda uma corrente narrativa do cinema de animaçao que faz do brinquedo o prolongamento natural de uma visao de mundo mediatizada pelo olhar e pelo comportamento da criança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;