Eleições 2016 Titulo A passos lentos
Em Ribeirão Pires, transição não começa

Saulo garante que governo está à disposição, enquanto Kiko, prefeito eleito, ainda monta equipe que coordenará os trabalhos na Prefeitura

Raphael Rocha
Vitória Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Passados exatos 13 dias do fim do pleito em Ribeirão Pires, a transição de governo ainda não se iniciou. De acordo com a equipe do prefeito eleito, Adler Kiko Teixeira (PSB), o grupo que promoverá o processo está quase fechado, mas os nomes estão sendo guardados para manter a confidencialidade por ora. A administração Saulo Benevides (PMDB) disse já ter se colocado à disposição para auxiliar na transição.

Segundo o secretário de Comunicação de Saulo, Thiago Quirino, a equipe que participará desse período será formada pelos secretários que restaram no governo. “Estamos à disposição deles. Quando eles apresentarem um time, o governo começa a transição”, avisou.

No início do mês, a atual administração cortou cinco Pastas: saíram Claudemir Soares, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Gerson Constantino (PMDB), de Saúde e Higiene; Marcela Lopes, de Política Comunitária e Institucional; Marcos Fonseca, de Assistência Social; e Tales Aramis, de Segurança Pública.

Nos bastidores, dizem que tanto o governo Saulo quando o bloco aliado de Kiko aguardam por processos eleitorais ainda movidos pelo derrotado Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), contestando a viabilidade jurídica da campanha do PSB. Inicialmente o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) deferiu o registro de Kiko.

Em 2012, quando Saulo foi eleito pela primeira vez ao Executivo, também houve problemas durante a transição do governo Clóvis Volpi, então no PV. À época, a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) havia dado parecer favorável à cassação de registro da candidatura do peemedebista por abuso de poder e Volpi disse se sentir inseguro em passar dados sigilosos para Saulo, estagnando o processo. O peemedebista chegou a criticar a administração por ter colocado “obstáculos” para liberar documentações.

SECRETARIADO
Kiko começou a sondar quadros que podem compor o primeiro escalão de sua administração em Ribeirão Pires. Um nome está praticamente acertado: Antônia Constância, a Toninha, que foi secretária de Finanças de Kiko e de Gabriel Maranhão (PSDB) em Rio Grande da Serra, vai exercer a mesma função na administração ribeirão-pirense.

Dois vereadores que não conquistaram a reeleição estão na lista de possíveis secretários de Kiko: Jorginho da Autoescola (DEM) tende a ir para a Pasta de Ouro Fino Paulista, enquanto Eduardo Nogueira (SD) é especulado para ficar à frente da Secretaria de Governo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;