Cultura & Lazer Titulo
Santo André tem música erudita no fim de semana
João Marcos Coelho
Especial para o Diário
e Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
27/09/2002 | 18:00
Compartilhar notícia


Duas noites muito atraentes é o que prometem os concertos da Orquestra Sinfônica de Santo André, neste sábado e domingo, às 20h, no Teatro Municipal da cidade. As apresentações, que integram a série Concertos Grande ABC, promovida pela Associação Pró-Música, contam com a participação do pianista brasileiro Nahim Marun. Ambas têm entrada franca.

De um lado do programa, está o mais interessante dos cinco concertos para piano de Beethoven (embora não seja o mais conhecido e/ou popular); de outro, uma suíte sinfônica da instigante música composta por Stravinski para os Balés Russos de Diaghilev que encantavam Paris nas primeiras décadas do século XX.

O quarto concerto para piano foi estreado por Beethoven em 1808 em uma noitada longa demais para os padrões atuais de consumo musical. Junto com o concerto, também foram executadas suas quinta e sexta sinfonias, duas de suas mais célebres obras.

Em um longo e delicioso comentário onde esmiúça as razões que fazem deste o mais atrevido dos concertos para piano de Beethoven, o estudioso inglês Donald Tovey destaca a sutileza e o refinamento com que o compositor tocou o discurso musical, desde a primeira frase do piano, na qual os dois primeiros compassos introduzem o motivo rítmico que determina todo o primeiro movimento, um allegro moderato. Entretanto, o andante con moto é o clímax deste notável concerto.

De 1910, O Pássaro de Fogo integra a trilogia máxima da música para balé de Stravinski, ao lado de Petruchka (1911) e a A Sagração da Primavera (1913). Para contar a belíssima história folclórica russa que começa quando Ivan Tsarevitch encontra um pássaro maravilhoso, Stravinski compôs uma música ritmicamente inovadora em 19 partes – cinco das quais foram reaproveitadas por ele na segunda das três suítes sinfônicas que adaptou ao longo de sua vida.

O público de Santo André ouvirá neste sábado e domingo a de 1919. Atenção para a dança das princesas, que retoma uma cantilena russa colhida por Rimski-Korsakov e para a violência sonora da Dança Infernal de Kastchei.

Entre uma peça e outra, a Orquestra Sinfônica de Santo André executará a suíte do balé O Lago dos Cisnes, de Piotr Ilyitch Tchaikovksi. O compositor, tido como o criador do balé sinfônico, escreveu O Lago dos Cines em 1876. Foi, portanto, a primeira obra entre outras do mesmo gênero, que são A Bela Adormecida, de 1889, e O Quebra-Nozes, de 1892.

O solista – Os dois concertos da Sinfônica andreense contam com a participação do pianista Nahim Marum. Nascido em Pirassununga (São Paulo), o músico teve, entre seus professores, os pianistas Grant Johannesen, Amilcar Zani e Isabel Mourão. Seu talento já foi reconhecido em duas importantes premiações brasileiras. Em 1995, recebeu o prêmio Melhor Solista do Ano – categoria música erudita, concedido pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Quatro anos depois, foi indicado à categoria Pianista do Prêmio Carlos Gomes de música erudita.

A série Concertos Grande ABC já trouxe à região nomes importantes como os pianistas Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Jean-Louis Steuerman, e o maestro Enrique Bátiz.

Concertos Grande ABC – Concerto da Orquestra Sinfônica de Santo André com regência de Flavio Florence e participação do solista Nahim Marun (piano). Sábado e domingo, às 20h. No Teatro Municipal da Santo André – Paço Municipal, s/nº. Tel.: 4433-0789. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;