Setecidades Titulo
Ribeirão terá primeira escola ecológica
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
12/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A Escola Municipal Palmira Antonio Pereira, em Ouro Fino Paulista, será a primeira unidade ecossustentável de Ribeirão Pires. A Prefeitura receberá do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado R$ 132,8 mil para as obras.

O secretário de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico, Temístocles Cristófaro, afirma que a licitação será aberta na próxima semana e que as intervenções devem ser concluídas até o fim do ano.

Com o valor do repasse estadual, Cristófaro diz que serão realizadas obras como de contenção de água de chuva e reúso, melhorias na área verde da escola, compra de material sobre questão ambiental para a biblioteca, instalação de lixeiras de reciclagem, medidores sanitários e sensores nas torneiras.

"A iniciativa é para que as questões ambientais não fiquem apenas como atividades extracurriculares ou em alguns momentos, em datas como Dia da Árvore, por exemplo. Vamos produzir material didático, e a escola terá no seu dia a dia exemplos concretos de preservação e conservação ambiental", explica o secretário. Para ele, educação ambiental começa na escola.

O projeto da escola ecossustentável foi criado pela Sephama e Secretaria de Educação e Inclusão Social e encaminhado ano passado para o Estado.

A intenção é dar continuidade para outras duas unidades. O projeto da Escola Municipal João Midolla, no bairro 4ª Divisão, foi encaminhado há 15 dias e tem custo de R$ 450 mil. "O investimento é maior porque o objetivo é criar mais do que uma escola ecossustentável, mas também um parque", explica o secretário.

O projeto inclui, além das intervenções citadas, aquecimento solar, construção de horta, recuperação de nascente, anfiteatro, pista de caminhada e sala ambiental junto com brinquedoteca. "É um trabalho muito importante para a cidade, e a expectativa é que o projeto seja aprovado ainda neste ano." A administração também trabalha em mais uma escola, próxima à Vila Suissa. 

VISITAÇÃO
A ideia é que Ribeirão Pires tenha três modelos de escolas ecológicas nas três bacias pertencentes ao território: Guaió (4º Divisão), Taiaçupeba (Ouro Fino) e Billings (região próxima da Vila Suissa).

"Assim os alunos das 30 escolas poderão visitar e conhecer os modelos com características diferentes, como de área rural em Ouro Fino, parque na 4º Divisão e na outra toda a história da cidade e a formação da represa Billings", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;