Cultura & Lazer Titulo
Psicólogo que trabalhou como gari fala de livro
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
16/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O doutor em psicologia social Fernando Braga fala sobre seu livro "Homens Invisíveis" hoje, às 19h, na Casa da Palavra, em Santo André. A entrada é franca.

A publicação resulta da tese de mestrado do autor sobre sua vivência como gari. Durante 10 anos, de 1994 a 2004, o então estudante misturava-se aos homens que faziam a limpeza da USP (Universidade de São Paulo).

O que viu e ouviu dos colegas de trabalho mostra que essas pessoas sentem-se humilhadas e ignoradas pela sociedade.

Após essa experiência, que além do livro lhe rendeu tendinite nos braços, Braga seguiu com a pesquisa, desta vez para o doutorado. Desde a conclusão, passou somente a clinicar e dar aulas, mas segue falando às pessoas sobre a condição de varredores, faxineiros, ascensoristas, empacotadores.

Braga concluiu que eles não são vistos pela sociedade, que enxerga a função, não a pessoa. O psicólogo não apregoa a mudança na visão nem no tratamento dado a esses profissionais. Ele acredita que o trabalho deveria ser repensado e redistribuído para que não fosse necessário um homem recolher a sujeira produzida pelo outro.

A atividade aberta ao público faz parte do curso "O Poder da Palavra Impressa II - Jornalismo e divulgação científica", ministrado pelas professoras Valéria Dias e Ana Maria Dietrich. Os alunos farão uma entrevista coletiva com o professor e terão que escrever um texto a partir dela.

Homens Invisíveis - Palestra do psicólogo Fernando Braga. Hoje, às 19h, na Casa da Palavra - Praça do Carmo, 171, Centro, Santo André. Tel.: 4992-7218. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;