Cultura & Lazer Titulo
Prefeitura de Sto.André deve lançar CD duplo em novembro
Malu Abib
Da Redaçao
02/09/2000 | 16:19
Compartilhar notícia


Um CD duplo, financiado pela Prefeitura de Santo André pretende refletir o panorama musical atual da cidade. Há uma semana, ocorreu o primeiro encontro entre representantes do Fundo de Cultura de Santo André e os músicos das 30 bandas selecionadas para o concurso que resultará na produçao do álbum. A reuniao serviu para promover uma interaçao entre as duas partes, além de definir uma forma mais eficaz de uso do dinheiro.

Jefferson Sooma, conselheiro do Fundo e músico da banda K.Ram.K, explica que agora ficou decidido que os selecionados terao oito horas de estúdio, recurso nao previsto na versao original das normas do concurso. "Algumas bandas reclamaram do pouco tempo, mas temos recursos na ordem de R$ 30 mil e devemos facilitar os mecanismos de produçao", avalia.

Lela Lopes, coordenador de Eventos Musicais do Fundo de Cultura, explica que a tiragem de mil exemplares do álbum nao terá finalidade comercial. Cada banda ficará com dez cópias do trabalho e o restante será destinado a instituiçoes locais.

Segundo o coordenador da área jurídica da Secretaria de Cultura, Caio Augusto de Carvalho, o evento inclui a gravaçao do álbum com participaçao da Corporaçao Musical Lira de Santo André, encarte com as letras das músicas, oito horas de estúdio para gravaçao, duas horas reservadas para mixagem com a presença de um produtor e apresentaçao das bandas no Teatro Municipal. "Vamos abrir licitaçao para escolher um estúdio bom e barato e assim funciona também com o produtor. A previsao é que o CD fique pronto em novembro, quando também deverao ocorrer as apresentaçoes no Municipal", diz.

Na primeira etapa do processo de seleçao, o Fundo recebeu 253 trabalhos e formou uma comissao para julgar e escolher as obras com o auxílio de músicos da regiao, como Kléber Albuquerque e Robson Miguel. Kléber, finalista do Festival da Música Brasileira, da Globo, teve de mudar de papel. "Para escolher os trabalhos tivemos de abrir os ouvidos e deixar de lado os preconceitos e gostos particulares e optar pela diversidade. Por isso, o CD terá desde músicas instrumentais até rock e pagode", diz.

O cantor afirma ainda que, apesar da má qualidade de algumas gravaçoes, detalhe que prejudicou a seleçao, os trabalhos escolhidos representam bem o abrangente panorama da cultura andreense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;