Setecidades Titulo
Corte de figueira centenária revolta moradores do Riacho
Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
11/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Uma figueira com cerca de 100 anos, que ficava na Praça Luiz Gianotto, no Riacho Grande, em São Bernardo, foi cortada pela Prefeitura na quinta-feira. Revoltados, moradores do bairro querem explicações. Ontem, uma retroescavadeira retirava as raízes da planta, que tinha cerca de 20 metros de altura.

"Estivemos na quarta-feira em uma reunião na Subprefeitura para falarmos sobre a revitalização da Prainha, e na ocasião foi garantido que nada seria modificado naquela praça. Quando foi no dia seguinte, a árvore estava no chão", lamenta o motorista Luiz Antônio Gianotto, 52 anos.

Após ligar para a Prefeitura e reclamar do corte da árvore, o morador teria ouvido de uma funcionária que apenas o serviço de poda de dois galhos de um jatobá estava programado para aquela praça. "Com certeza eles se enganaram de árvore e agora o estrago está feito."

Para o aposentado Aldo Rosa, 62, o corte foi um "assassinato". "A árvore não estava doente, era um marco no bairro. O pior é que isso foi feito ao lado de um posto da Guarda Ambiental, que não fez nada para impedir esse crime", diz. A professora Lucia Cavenoto do Lago, 66, também não se conforma com o corte da figueira. "Isso é um absurdo. Estamos muito tristes", resume.

De acordo com nota oficial da Prefeitura de São Bernardo, a retirada da árvore foi necessária devido ao "estado fitossanitário em que se encontrava, já que houve constatação, após avaliação dos técnicos dos departamentos de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Urbanos e de Gestão Ambiental, que a mesma estava totalmente comprometida por cupins, brocas etc, em mais de 80% de seu tronco".

Há cerca 20 anos, a figueira já se encontrava com parte de seu tronco comprometido, segundo a Prefeitura. Naquela época foi possível realizar procedimento que propiciou a prorrogação de seu corte. "No entanto, não foi possível a repetição do mesmo procedimento e, pelo fato de haver a possibilidade de queda, que poderia acarretar na perda de vidas humanas, foi decidido pela realização de seu corte", continua a nota.

A Prefeitura reforça que a praça será reestruturada e receberá playground, equipamentos para terceira idade, área para a administração que cuidará do projeto orla da Prainha, com prazo para conclusão no próximo exercício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;