Setecidades Titulo
Grande ABC ganha hoje sete bureaus de turismo
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
08/10/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


Serão inaugurados hoje sete bureaus de turismo, um em cada município do Grande ABC. Trata-se de um balcão com um atendente que deverá oferecer ao visitante informações sobre a cidade em que está situado e sobre a região.

"Todos os postos terão material de toda a região", explicou o diretor de Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Claudio Deberaldine. "Se o turista vier a Santo André, por exemplo, é interessante que ele saiba que 20 minutos à frente já é Paranapiacaba", exemplificou.

Os bureaus são resultado de um convênio que o Consórcio firmou em 2007 com o Ministério do Turismo no valor de R$ 480 mil. Mais de 80% do recurso foi usado na contratação de uma consultoria que elaborou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico para o Grande ABC. Foi realizado levantamento sobre o turismo na região para conhecer essas características e confeccionar roteiros.

Como contrapartida, o Consórcio ficou responsável por acompanhar e avaliar os trabalhos em horas técnicas, logística, equipamentos e instalações e ou readequações dos bureaus de turismo nos municípios, ao custo de R$ 80 mil.

Dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apontam que o crescimento do Turismo no Brasil tem passado de 5%. Os planos do Consórcio são ambiciosos. "Havendo interesse político, esse projeto pode viabilizar crescimento de 9% no turismo regional, a partir do primeiro ano de vida", avaliou Deberaldine.

O estudo do Grupo de Trabalho (formado por membros das sete cidades) diagnosticou pontos de interesse turístico como a Rota dos Restaurantes e a Cidade das Crianças, em São Bernardo; a Matriz Velha de São Caetano; a Pedreira e o trenzinho de Rio Grande da Serra; a Pedra do Elefante, a Vila do Doce e a Igreja do Pilar, em Ribeirão Pires, o Museu Barão de Mauá, em Mauá e o Borboletário Tropical de Diadema, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;