Cultura & Lazer Titulo
S.Bernardo homenageia Guimarães Rosa com atividades culturais
Do Diário OnLine
23/08/2006 | 18:42
Compartilhar notícia


Em homenagem à comemoração pelos 50 anos de publicação da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, São Bernardo terá um mês de atividades com o tema “Mire e Veja: O Sertão Está Em Toda Parte - Leituras e Percursos com Grande Sertão: Veredas”.

A abertura das atividades será nesta quinta, às 19h, com a “Exposição Sobre Guimarães Rosa”. Trata-se de uma recriação visual, em tecido, de passagens do romance e da vida do escritor. A parte documental é composta por biografia, bibliografia, imagens, mapas e fac-símiles de trechos do livro.

Em seguida, às 20h, haverá o espetáculo de teatro e música “Pelas Veredas Roseanas”, conduzido pela atriz e contadora de histórias mineira Ivana Calado, acompanhada dos músicos Ricardo Calado e Rodrigo Scarcello.

Na sexta, às 20h, o “Sextas Musicais” traz o violeiro Paulo Freire. Ao final da década de 70, depois de ler Grande Sertão: Veredas, ele mudou-se para o Urucuia, querendo saber qual era o som daquele grande sertão. Lá morou por dois anos, em um povoado chamado Porto de Manga.

Para fechar o mês, no sábado, acontecem três atividades. A primeira, das 13h às 16h, será o encontro do workshop “Atores da Violência - Atores do Diálogo”. Às 17h, haverá a palestra do professor Willi Bolle, da USP, “Grande Sertão: Veredas como romance de formação do Brasil”. Às 20h, na edição de segundo aniversário do Sarau Faça Parte, haverá a performance “TravessiaNonada”, com o Núcleo In_Táctil.

Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, que fica na Rua Marechal Deodoro, 1325 - Centro. Informações pelo telefone 4125-0054.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;