Setecidades Titulo
Carnaval: Vila Alice faz homenagem a São Paulo
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
11/02/2004 | 21:13
Compartilhar notícia


Oito vezes campeã do Carnaval de Santo André, a Mocidade Fantástica de Vila Alice tenta mais um título na avenida Firestone prestando uma homenagem aos 450 anos de São Paulo com o samba-enredo “Fim de semana na Grande Metrópole: Bem-vindos a Sampa”.

"Quisemos falar do aniversário da cidade, mas de um jeito um pouco diferente, citando as formas de diversão que as pessoas encontram nos finais de semana de São Paulo”, disse o carnavalesco Joãozinho S/A. E dá-lhe cerveja, futebol e cinema.

Na quadra da escola, na avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, os integrantes da Vila Alice – em boa parte moradores da favela Tamarutaca – se preparam desde novembro para acabar com um jejum de seis anos sem títulos.

A bateria vem ensaiando forte desde o final do ano passado. Entre os ritmistas, Charles de Oliveira Nunes, 18 anos, não se limita a batucar e dá uma força para o pessoal encarregado daquele que é um dos itens mais trabalhosos na preparação de qualquer escola de samba: a confecção de centenas de fantasias. “Desfilo com a vila Alice há quatro anos e sempre ajudei na preparação das fantasias”, disse Nunes. “Ano passado a gente foi bem na avenida, esse ano vamos melhor ainda”.

Pronta para sambar durante todo o desfile, que começa às 23h15 de domingo, a madrinha da bateria Eliete Silvério, 22 anos, vivencia o dia-a-dia da Vila Alice desde pequena. Órfã de pai e mãe, que também participavam ativamente da preparação e dos desfiles a cada ano, a curvilínea Eliete é a única representante da família na avenida Firestone. “Tenho irmãos que desfilavam também, mas quando se casaram, deixaram de freqüentar a quadra da escola. Agora vou desfilar só eu”, disse Eliete.

Segundo Joãzinho S/A, falta pouco para o final da preparação da Vila Alice. “Dois carros alegóricos estão quase prontos, a mesma situação das fantasias, que só precisam de alguns ajustes”, disse.

Neste ano, são 450 integrantes, entre destaques e passistas, distribuídos em quatro carros alegóricos e 13 alas. Décio Cardoso, presidente da agremiação fundada há 24 anos – uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade – diz que o ponto forte da Vila Alice é uma estreita ligação com a “família Tamarutaca”. “Temos uma comunidade de aproximadamente 9 mil pessoas (5,2 mil segundo a Prefeitura), que é atuante e ajuda a colocar a escola na avenida”, disse Cardoso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;