Setecidades Titulo
Carnaval: enredo da Palmares traz história de Sto.André
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
29/01/2004 | 23:36
Compartilhar notícia


A escola Grêmio Recreativo Cultural Social (GRCS) Palmares, de Santo André, pretende levar um pouco da história do município para a passarela. O enredo narra desde a chegada do português João Ramalho à Vila de Santo André da Borda do Campo (como inicialmente foi chamado o primeiro povoado na região), em 1553, passando pela vinda dos imigrantes, até a industrialização, no início do século passado. A Palmares será a segunda agremiação do grupo especial a se apresentar no domingo de Carnaval (previsto para às 21h05).

A escolha do enredo coube ao vice-presidente da Palmares, Adilson Gonzaga Martins Alves. Para levantar dados históricos sobre o município, ele recorreu aos arquivos do Museu Santo André e da Fundação Pró-Memória de São Caetano.

“Será nossa homenagem a Santo André, uma cidade que completou 450 anos no ano passado e que, infelizmente, não recebeu tanta comemoração quanto São Paulo (que completou a mesma idade no último domingo)”, criticou Alves. “Afinal, Santo André é um ano mais velha que a capital, e foi o povoado daqui que fundou a São Paulo de Piratininga sete anos depois”.

No samba-enredo da escola, não faltam detalhes como o relacionamento de João Ramalho com a índia Bartira e a transformação da cidade com a construção da estrada de ferro, em 1910. “É uma homenagem justa e que está à altura do público que prestigia o desfile das escolas de samba, sempre em torno de 30 a 40 mil pessoas”, disse o vice-presidente, lembrando que o próprio Carnaval já é uma das principais manifestações culturais de Santo André.

Fundada em 7 de setembro de 1977, a GRCS Palmares vai tentar neste ano o título inédito do grupo especial. Até o momento, a escola conseguiu apenas ser vice-campeã em 1979 e 1981. Foi rebaixada ao grupo B em 1998, mas voltou à elite do Carnaval andreense em 2001, depois de sagrar-se campeã no ano anterior. No ano passado, a Palmares terminou em quinto lugar. “Vamos entrar forte para ganhar o título e o público pode esperar por muitas surpresas”, afirmou Alves.

Mais da metade dos adereços já está pronta. Nesta quinta à tarde, no barracão improvisado na residência do vice-presidente, na Vila Palmares (daí o nome da agremiação, cuja bandeira ostenta a figura de Zumbi), alguns integrantes trabalhavam na confecção das fantasias.

Um deles era a primeira-dama da escola, Antonia Martins Alves. Com ela estavam sua nora, Sandra Alves da Silva, e sua neta, Mayara Luca Alves, que pela terceira vez será passista de uma das alas infantis. “Me orgulho de passar para as outras gerações o amor pela Palmares”, disse Antonia.

Às terças, quintas e sábados, das 21h à meia-noite, acontecem os ensaios da escola, realizados no Centro Comunitário Palmares (rua Armando Rocha, 220, Vila Palmares). Para o próximo sábado, os organizadores prometem um encontro entre seus compositores e convidados, entre eles o grupo de samba paulistano Raízes, do bairro São João Clímaco. Até 14 de fevereiro, a Palmares receberá inscrições de garotas interessadas em participar do concurso para rainha da bateria. Mais informações pelo telefone 4473-1369.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;