Esportes Titulo
Jadel Gregório conquista prata no salto triplo no Mundial de Osaka
Da AFP
27/08/2007 | 14:57
Compartilhar notícia


O brasileiro Jadel Gregório conquistou nesta segunda-feira a medalha de prata no salto triplo do Mundial de Atletismo de Osaka, ao terminar em segundo com uma marca de 17,59 metros, atrás do português Nelson Evora, que, com 17,74 metros, bateu o recorde de seu país.

Esta é a segunda medalha latina do Mundial de Osaka, depois do ouro do equatoriano Jefferson Pérez, obtido no domingo, nos 20 km marcha. A medalha de bronze foi para o americano Walter Davis, que, com um salto de 17,33, conseguiu sua melhor marca da temporada.

Esta é a décima medalha do Brasil na história dos Mundiais, cinco de prata e cinco de bronze. "A medalha é para mim mulher e meus dois filhos. Ela é minha fisioterapeuta e sabe tudo o que passei para chegar até aqui", afirmou Gregório, chorando.

Sua mulher, Samara Abdul Ghani, de origem libanesa, era fisioterapeuta do clube de atletismo 'BM e F' quando Gregório a conheceu. Depois de casar com Samara, o atleta se converteu ao islamismo e passou a se chamar Jadel Abdul Ghani Gregório.

"Claro que estou satisfeito com a prata. Minha terceira tentativa podia valer ouro, mas foi nula. Estou certo de que posso repetir o pódio no ano que vem, nos Jogos de Pequim", acrescentou.

O brasileiro, que era um dos favoritos da prova, com o melhor registro da temporada (17,90 metros), teve de esperar a quinta de suas seis tentativas para conquistar a prata, quando se encontrava na sexta posição.

Em 20 de maio de 2007, no Grande Prêmio do Brasil, em Belém, Gregório bateu o recorde sul-americano da categoria, que datava de 1975 e estava em poder de seu compatriota, João do Pulo. O brasileiro estava confiante em conseguir uma medalha em Osaka. "Nunca cheguei num forma tão boa a um Mundial como nesta ocasião", afirmou ele.

O atleta de dois metros, que ficou em quinto lugar nos Jogos de Atenas, treina desde 2005 na Grã-Bretanha, com Peter Stanley, ex-técnico do mítico Jonathan Edwards. Neste ano também foi campeão dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

Gregório, 26 anos, nascido em Jandaia do Sul, Paraná, destacou-se primeiramente no salto em altura e no decatlo. Antes dessa medalha, levou a prata no Mundial de Budapest em 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;