Cultura & Lazer Titulo
Avalanche de roteiros adaptados
Mauro Fernando
Da Redaçao
02/07/2000 | 17:51
Compartilhar notícia


Hollywood se rende aos clássicos da literatura universal. A indústria do cinema prepara para o segundo semestre produçoes baseadas em obras de escritores de incontestável valor artístico, como Fiodor Dostoievski (1821-1881), Henry James (1843-1916) e William Shakespeare (1564-1616).

Isso nao significa, porém, que os best-sellers, queridos pelo público mas execrados pela crítica, foram deixados de lado. Hollywood também prepara um pacote de filmes com roteiros adaptados de livros contemporâneos com grande apelo de vendas. Afinal, esse filao, pela maior possibilidade de fartas bilheterias, é o mais explorado pela meca do cinema comercial.

Mar em Fúria (The Perfect Storm), estrelado por George Clooney, estreou na última sexta-feira nos Estados Unidos. A fita, orçada em US$ 100 milhoes, é dirigida por Wolfgang Petersen. É esperada a arrecadaçao de US$ 55 milhoes somente no primeiro fim de semana de exibiçao.

Baseado no best-seller de Sebastian Junger, o blockbuster ainda tem no elenco Mark Wahlberg e Diane Land. Cheio de efeitos especiais, Mar em Fúria retrata a angústia de pescadores que tentam levar seu barco de volta a Gloucester (Massachusetts) em meio a um furacao, com ondas de até 30 metros.

Chocolat (Chocolate), dirigido por Lasse Hallström, deve brigar pela estatueta da Academia na festa de 2001. O diretor foi indicado neste ano por Regras da Vida. Johnny Depp, Juliette Binoche e Judi Dench estao na adaptaçao da história semi-autobiográfica de Joanne Harris.

A sinopse é atraente: uma bonita e misteriosa mulher e sua filha mudam-se para uma cidadezinha francesa e abrem uma loja de chocolates, onde todos logo aprendem a achar seu doce predileto. Estréia nos Estados Unidos em 15 de dezembro.

Jim Carrey encabeça o elenco de How the Grinch Stole Christmas (em traduçao livre, Como Grinch Roubou o Natal). Baseada no livro de Dr.Seuss e filmada por Ron Howard, a fita deve se tornar um grande sucesso. Afinal, Howard, diretor de Splash - Uma Sereia em Minha Vida, Cocoon e Backdraft - Cortina de Fogo, tem uma filmografia popular e Carrey é sinônimo de salas cheias. A data de estréia nos Estados Unidos: 17 de novembro.

The Golden Bowl (A Taça Dourada) é a terceira adaptaçao de obra de Henry James em que o diretor James Ivory poe as maos. O elenco é estrelado: Uma Thurman, Jeremy Northam, Anjelica Huston, Nick Nolte. A estréia americana está marcada para 3 de novembro. Produçao de época, o filme passou pelo Festival de Cannes, deixando a crítica confusa.

Matt Damon, a espanhola Penélope Cruz e Sam Shepard rodaram All the Pretty Horses (Todos os Cavalos Belos, ainda sem título em português). Dirigido por Billy Bob Thornton, o filme é baseado no romance do texano Cormac McCarthy. Damon interpreta John Grady Cole, jovem texano que atravessa o rio Grande em busca de emprego no México. Ele chega a uma fazenda e se apaixona pela filha do dono. Depois, acusado de assassinato, é preso.

Com Ellen Barkin, Vincent Kartheisar e Monica Keena no elenco, Rob Schmit dirige Crime and Punishment in Suburbia, baseado no épico Crime e Castigo, de Dostoievski. Com temas fortes como sexualidade e violência no roteiro, o drama deve estrear apenas em alguns cinemas de Nova York e Los Angeles. Um homem comete um assasinato premeditado e entao é consumido pelo sentimento de culpa.

Tim Blake Nelson filmou O, adaptaçao de Otelo, peça de Shakespeare. Ao transpor os personagens originais para um colégio norte-americano, criando até um astro do basquete juvenil, o roteiro banalizou a tragédia shakespeariana. O é dirigido ao público adolescente. Assim como All the Pretty Horses e Crime and Punishment in Suburbia, O ainda nao têm data de estréia confirmada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;