Política Titulo
Lula diz que governo estuda lançar 'pacote de cidadania'
Do Diário OnLine
Com Agências
23/10/2004 | 15:00
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, durante a inauguração do Museu Afro-Brasil no Parque Ibirapuera, em São Paulo, que o governo estuda a criação de um "pacote de cidadania" para as comunidades que estão no "mundo do esquecimento: os quilombolas, os sem-terra e os indígenas".

Segundo o presidente, o objetivo é que essas populações tenham acesso a saúde, educação, saneamento básico, energia elétrica e benefícios como o programa Bolsa Família. "Isso não custa caro. Não custa muito dinheiro. O governo está preparado para fazer. Tem os programas. Tem o dinheiro. Agora é só os ministros construírem o pacote".

Durante seu discurso, Lula voltou a defender cotas para negros em universidades públicas. Ele também destacou que o Brasil precisa pagar a dívida que tem com a África. "O Brasil, mais do que qualquer outro país do mundo, tem obrigações históricas não apenas porque os negros e as negras trabalharam no nosso país como escravos durante tanto anos. Temos obrigações históricas pelo que aprendemos, do ponto de vista cultural, com os negros que eram livres e foram transformados em escravos para vir trabalhar neste país".

Lula garantiu que a meta do governo de aproximar o Brasil do continente africano não é "nenhuma atitude de benevolência". De acordo com o presidente, Brasil e África se separaram por causa dos erros de antigos governantes. "É preciso parar com essa bobagem de achar que o Oceano Atlântico divide o Brasil e a África. O Oceano Atlântico é a ligação entre Brasil e África. O que nos separou não foi o Oceano, foram as mentes colonizadas que dirigiram esse país tanto tempo e que prefeririam dedicar e dirigir os seus olhares para a Europa e os Estados Unidos, esquecendo dos seus irmãos mais próximos, seja na América do Sul ou na África".

O museu inaugurado no Parque Ibirapuera reúne 1.100 obras e tem curadoria e coordenação do artista plástico baiano Emanoel Araújo. O espaço será aberto a apresentações de cinema, fotografia, música, dança e teatro, e oferecerá cursos, palestras e workshops.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;