Ramon, que é cliente da DirectNet desde 2001, afirma que não pediu o cancelamento do pacote, e sim apenas a visita de um técnico para verificar qual era o problema da queda do sinal. “A resposta foi: ‘Não podemos mandar um técnico porque a partir do dia 30 (de junho) sua assinatura estará cancelada’.”
Diante do rompimento unilateral do contrato, Ramon contatou o departamento financeiro da DirectNet para pedir o abatimento do valor da mensalidade referente aos dias em que ficou sem conexão. A mensalidade do pacote era R$ 49. “Disseram que teria um desconto, mas o boleto veio com o valor integral e o sinal foi suspenso sete dias antes do informado pela empresa.”
O psicólogo voltou a conversar com o atendimento da DirectNet. “Consegui que substituíssem o primeiro boleto por outro, de R$ 33.” Segundo contou o usuário da Internet, o mesmo procedimento fora tomado pela empresa meses antes quando, no dia 4, ele entrou em contato com o provedor para reclamar a falta de conexão, mas o problema só foi regularizado no dia 1º do mês seguinte. “Paguei R$ 11 de mensalidade.”
O psicólogo afirma que acumula prejuízos, já que depende do acesso ao provedor para fazer a pesquisa da sua tese de mestrado. Além disso, Ramon quer rever os valores referentes aos dias em que ficou sem sinal durante a vigência do contrato com a DirectNet. “Nunca fiquei inadimplente e sempre paguei o valor integral da assinatura. Levarei essa denúncia ao Ministério Público.”
De acordo com a gerente do Procon de Santo André, Doroti Gomes Cavaline, antes de julgar o caso é necessário verificar se o contrato prevê a suspensão unilateral. “Se a atitude do fornecedor (de suspender a assinatura) estiver relacionada ao fato de não conseguir oferecer o serviço deve ser considerada abusiva.” O consumidor pode entrar com ação para pedir o ressarcimento dos dias em que ficou sem acesso à Internet. Para isso, precisa comprovar os prejuízos. “Se mostrar que utiliza o equipamento para trabalhar pode, inclusive, entrar com processo de direito de lucro cessante.”
Procurada pela reportagem, a DirectNet confirmou o cancelamento da assinatura porque o cliente “estava insatisfeito” e disse que no condomínio onde ele mora, do total de clientes atuais (15), apenas dois pediram o cancelamento do pacote. Em contrapartida, a empresa recebeu dois pedidos de adesão. Para eles, isso mostra a qualidade da oferta do serviço.
O psicólogo rebate a justificativa da empresa alegando que utiliza o sinal por tempo maior que os vizinhos e por isso enfrenta mais problemas de velocidade e conexão. Porém, a DirectNet afirmou que o “consumidor deve estar esperando uma performance que o pacote adquirido por ele não corresponde” e que talvez fosse melhor optar pelo pacote corporativo. A DirectNet não informou o valor desta mensalidade.
Horas – Quanto ao ressarcimento das horas pagas e não usufruídas pelo consumidor, a DirectNet afirmou que o contrato de prestação de serviço prevê que o cliente seja abonado caso fique sem acesso por mais de 48h,no entanto, iria analisar o caso de Ramon. Até o fechamento desta edição, a empresa não havia retornado com a resposta.
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