Política Titulo
Confiante na virada
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
31/10/2010 | 08:21
Compartilhar notícia


Um dos maiores colégios eleitorais de São Paulo - o terceiro atrás apenas da Capital e Guarulhos -, berço do PT, terra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comandada por um petista (Luiz Marinho). Esses componentes por si só já fariam de São Bernardo ser reduto visado para manifestações políticas, porém o município também foi estrategicamente escolhido para tornar-se o último ato político de campanha pró-José Serra (PSDB), reunindo as principais lideranças tucanas mesmo sob chuva, pela fraca votação registrada nas urnas da cidade.

O percurso da carreata, que durou uma hora, teve largada na Rua Marechal Deodoro, perto do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e seguiu até o Paço. As presenças do presidenciável tucano e do governador eleito Geraldo Alckmin foram consideradas de extrema importância para a motivação da militância, que ainda contou com os prefeitos José Auricchio Júnior (PTB-São Caetano) e Adler Kiko Teixeira (PSDB-Rio Grande da Serra), coordenadores das atividades regionais do PSDB, além dos deputados eleitos William Dib (federal) e Orlando Morando (estadual).

Serra, que falou rapidamente após terminar a atividade, já que estava agendado ato em seguida na cidade de Suzano, questionou os resultados das mais recentes pesquisas de intenção de voto - que apontam vitória da candidata petista -, e tentou explicar as razões que o levaram a realizar a ação derradeira no Grande ABC. "São Bernardo é um lugar significativo, importante, berço da nova industrialização de São Paulo e do Brasil. É uma cidade com a qual tenho muitos vínculos."

Segundo o presidenciável, está no fundo da alma confiante em uma virada. "As pesquisas são enganosas. A decisão agora é do povo e estamos confiantes. Queremos mostrar a nossa força e união. O sentimento da população referente à campanha está muito bom e as expectativas são as melhores possíveis", alegando também que fez questão de passar pela cidade por não ser distante do bairro paulistano onde nasceu, a Mooca - a carreata passou próxima à residência de Lula, no Centro.

O candidato afirmou ainda que a campanha foi prazerosa, mas reclamou das dificuldades enfrentadas por causa do comportamento dos concorrentes, que tratam os adversários como inimigos e não como oponentes. "Apesar disso, nós soubemos ignorar essas questões, não nos intimidar".

Morando, interlocutor durante toda a carreata, usou o microfone para promover discurso provocativo. "A vitória do Serra mostrará o respeito ao dinheiro público. Não há mais espaço para dólar na cueca, aloprados, mensaleiros. Será a virada do bem. Eles acharam que iriam ganhar no primeiro turno e agora, com essa reviravolta, daremos uma surra neles", alfinetou.

Segundo o deputado estadual reeleito, a visita do Serra na véspera da eleição reafirma o compromisso com o Grande ABC. "Ele tem 40 anos de vida pública com honestidade, não é um boneco de marionete. Como governador fez muitas coisas por São Bernardo como o Trecho Sul do Rodoanel, que beneficiou o trânsito na região, a clínica pública para dependentes, piscinão do Taboão, entre outras cosias."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;