Setecidades Titulo
Avenida de São Bernardo vira pista de corrida à noite
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
30/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com carros de todas as marcas e anos de fabricação, grupos de jovens usam a avenida que liga a Rua José Versolato (atrás do Shopping Metrópole) e a Avenida Lauro Gomes, no centro de São Bernardo, para realizar os chamados rachas.

As corridas foram flagradas pela reportagem do Diário na última quinta-feira. Os primeiros carros começaram a chegar por volta das 21h. Aos poucos, a plateia - formada, em sua maioria, por jovens e menores de 18 anos - apareceu e se aglomerou nas laterais da pista. Cerca de meia hora depois, tiveram início as disputas.

Os carros usam as quatro faixas da avenida em toda sua extensão e transitam entre ônibus que ainda passam pelo local mesmo durante a noite e início de madrugada.

Ao grito de "vai", os competidores aceleram. Muitos deles usam veículos rebaixados para melhorar a aderência à pista, alguns são equipados ainda com turbo, para ganhar mais potência.

Mais de 50 carros circulam pela região. Pelo menos metade deles participa diretamente das disputas. "Hoje não vieram vários carros importados. Justamente, os mais equipados. Com eles na pista não tem para ninguém", comenta um dos espectadores.

Olheiros - Enquanto acontecem as disputas, motoqueiros circulam pela região com radiocomunicadores para avisar os participantes do racha da chegada da polícia. Com a mesma função, olheiros se posicionam estrategicamente no canteiro central nas duas extremidades da avenida. "É só dar um toque que tudo para", conta um rapaz que participa do racha. "Para pegar, só se vier com viatura fria", completa.

Ao mesmo tempo em que os carros apostam corrida, motos fazem manobras arriscadas perto do público, que parece não se importar com os riscos.

Uma viatura da Guarda Civil Municipal não constrange os competidores, que dão sequência aos rachas. Espectadores também estacionam os carros na Rua Borda do Campo e acompanham de perto a disputa.

Somente depois da meia noite o racha termina, interrompido pela chegada de dois carros da Polícia Militar. Mas o flagrante não acontece. O esquema dos olheiros se mostra eficiente.

Imediatamente os participantes se espalham. Eles param nos postos de combustíveis da região do Paço Municipal, onde há lojas de conveniência, e consomem bebidas alcoólicas.

Segundo um homem que mora perto da avenida, acidentes entre os competidores são constantes. Ele revela que muitas vezes a polícia permanece no local por até uma hora. Mas assim que as viaturas saem, o racha recomeça, e pode se estender pela madruga adentro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;