Cultura & Lazer Titulo
III Festival Mundial de Artes Negras é adiado até 2008
Da AFP
08/05/2006 | 22:42
Compartilhar notícia


Após dois adiamentos, o III Fesman (Festival Mundial de Artes Negras), programado para acontecer em Senegal em junho de 2007, acabou sendo novamente transferido, desta vez para junho de 2008, tendo o Brasil como principal país convidado. O ministro da Cultura Gilberto Gil compôs o hino do III Fesman, que terá o "renascimento africano" como tema.

A primeira edição do festival aconteceu em Dacar, em 1966, por iniciativa do presidente e poeta senegalês Léopold Sédar Senghor, e a segunda, em 1977, em Lagos, sob o regime do presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo. O terceiro Fesman estava previsto, inicialmente, para junho-julho de 2006, sendo adiado para dezembro de 2006 e, então, programado para junho de 2007.

"Após consulta a diferentes interessados, a Presidência da República informa que o Festival Mundial de Artes Negras está fixado definitivamente para 1º a 22 de junho de 2008", anunciou o diretor de gabinete da Presidência senegalesa, Suleymane Ndéné Ndiaye, sem mais detalhes.

De acordo com o coordenador-geral do comitê organizador, o escritor senegalês Aliune Badara Bèye, o objetivo do adiamento é preparar melhor o festival e "ampliar sua descentralização", com um programa de manifestações "em Dacar e em todas as regiões (11) do Senegal", em vez das quatro escolhidas inicialmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;