Esportes Titulo
Chances de queda do Santo André no Brasileirão chegam a 92%
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
10/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O discurso "só depende da gente" não é mais plausível para o Santo André nessa reta final de Campeonato Brasileiro, na luta para deixar a zona de rebaixamento à Série B. A derrota para o Corinthians, por 2 a 0, anteontem, somada às vitórias de Fluminense (sobre o Palmeiras) e Botafogo (diante do Coritiba), derrubaram o time para o 18º lugar (35 pontos).

Agora, é inevitável vencer os quatro jogos restantes (Goiás, Avaí, Náutico e Inter) para escapar da degola, como também torcer contra as equipes cariocas. Ainda mais porque as chances matemáticas andreenses de rebaixamento chegaram a 92%, segundo o professor da Escola de Engenharia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Tristão Garcia.

De acordo com os cálculos do matemático, o lanterna Sport (30 pontos) está praticamente rebaixado, com 99% de probabilidade. O Náutico (19º com os mesmos 35 do Ramalhão), vem na sequência, com 94% de chances. A seguir aparece o Santo André, com 92%, e Fluminense (82%). Com boa vantagem na tabela em relação à zona de rebaixamento (cinco pontos), o Botafogo com 16% de chances. Coritiba (11%), Atlético-PR (3%), Vitória, Santos e Barueri (1% cada), também têm possibilidades de cair.

"Os números são virtude dos nossos resultados no campeonato. Temos de admitir, porque contra a matemática não há argumentos. Mas se ainda temos 8% de chances de não cair, vamos acreditar nessa possibilidade e lutar, apesar de depender de Botafogo e Fluminense", afirmou o diretor de futebol do Santo André, Juraci Catarino.

Para o lateral-direito Rômulo, a equipe tem consciência de que pode reverter a situação. "Ficou mais complicado, porque antes era só manter uma sequência legal que realmente só dependia da gente. Mas tenho certeza de que se vencermos essas próximas quatro partidas vamos escapar dessa situação", disse o jogador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;