Setecidades Titulo
Santo André e Rio Grande receberão investimento
Do Diário do Grande ABC
10/12/2010 | 07:22
Compartilhar notícia


Santo André e Rio Grande da Serra estão entre as 27 cidades do Estado que integram o Reágua (Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas). O governador do Estado, Alberto Goldman (PSDB), autorizou ontem no Palácio dos Bandeirantes a assinatura dos contratos do projeto que deverá investir R$ 164 milhões em saneamento básico até 2015. Cerca de 60% serão financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o restante está a cargo do Estado.

Em Santo André, uma estação de tratamento de esgotos com geração de água de reúso será construída em um dos braços da Represa Billings. Outra proposta é o programa de economia de água em 80 escolas públicas.

Os projetos contemplados são do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e preveem investimento de R$ 20,8 milhões.

O programa Reágua tem como objetivo apoiar ações de saneamento básico que contribuam para ampliação da disponibilidade hídrica no Estado e melhoria da qualidade das águas, por meio da implantação ou ampliação de sistemas públicos de tratamento de esgotos e ações operacionais complementares e integradas para despoluição de cursos d'água.

Entre as metas do Reágua estão a implantação de sistemas de uso racional da água em 170 escolas públicas municipais, de 4.700 ligações de esgoto e 17 estações de tratamento de esgotos.

Os empreendimentos foram selecionados pelo Estado com base em avaliações de viabilidade técnica, econômico-financeira, ambiental e social.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;