Cultura & Lazer Titulo
TV Cultura exibe show de Paulinho da Viola nesta terça
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
11/02/2002 | 16:40
Compartilhar notícia


Depois de quatro dias de desfiles suntuosos, a televisão oferece nesta terça uma atração que recorda a trajetória dos sambas de quadra. O cantor e compositor Paulinho da Viola comanda o programa, que vai ao ar a partir das 20h, na TV Cultura.

Também conhecido como samba de terreiro, esse estilo deu origem ao atual samba-enredo. O especial é batizado de Enredos com Paulinho da Viola e faz um panorama dessa manifestação da música popular do Brasil com a participação de alguns de seus principais personagens.

O sambista carioca Carlos Cachaça fala sobre os antológicos encontros na Praça Onze e das antigas batucadas. Outro depoimento interessante é o comentário que Martinho da Vila faz sobre os sambas atuais. Participam, ainda, Dona Ivone Lara, Mestre Fuleiro, Mauro Diniz, a Velha Guarda da Portela e Monarco, entre outros.

Os convidados não aparecem apenas falando. Proporcionam também belas interpretações, como Portela Feliz, por seu próprio compositor, Zé Ketti. Paulinho e a Velha Guarda cantam Muito Embora Abandonado (de Mijinha) e Elton Medeiros, Mauro Diniz e Monarco interpretam Vida de Fidalga (Alvaiade e Chico Santana). Paulinho ainda canta Eu Não Quero Mais Amar a Ninguém (Cartola, Carlos Cachaça e Zé da Zilda).

Ensaio – Ainda nesta terça, às 23h30, a TV Cultura exibe Se a Lua Contasse, especial que reúne momentos dos programas MPB Especial e Ensaio, dos últimos 30 anos, com a intenção de relembrar os antigos carnavais. São lembrados artistas como Emilinha Borba, Aracy de Almeida, Paulinho da Viola, Joel de Almeida, Joubert de Carvalho, Jorge Veiga, Marlene e Gilberto Milfont, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;