Economia Titulo
Empresas européias têm ambiçoes sobre a bolsa de Londres
Do Diário do Grande ABC
29/08/2000 | 14:58
Compartilhar notícia


A bolsa de Londres, primeiro mercado financeiro europeu, se encontra no centro da mira de todas as ambiçoes européias após a oferta hostil lançada formalmente nesta terça-feira pela companhia sueca OM Gruppen.

A OM Gruppen, que possui e administra a bolsa de Estocolmo, quer adquirir a London Stock Exchange (LSE) por 808 milhoes de libras (US$ 1,05 bilhao) mediante operaçao combinada de dinheiro e açoes.

``Embora a OM reconheça nossa posiçao no mercado e no prestígio de nossa marca, sua oferta nao modifica nada de nossos objetivos estratégicos na Europa. Nossos clientes querem uma consolidaçao européia, que, a nosso ver, é a melhor maneira de dar valor a nossos acionistas', acrescentou o comunicado.

Ao mesmo tempo, no entanto, Don Cruishanck reconheceu implicitamente que a fusao prevista de Londres com Frankfurt para criar o iX, um projeto anunciado com grande alarde, foi esfriado momentaneamente por causa da inquietaçao causada nos acionistas, que obrigaram a direçao a adiar a votaçao prevista para 14 de setembro.

A LSE dá tempo, dessa forma, a seus membros, que somam quase 300, a examinar as duas ofertas, a sueca e a alema.

Frankfurt estuda também lançar uma oferta amistosa de fusao para acelerar o processo do iX, segundo reconheceu em entrevista ao Herald Tribune nesta terça-feira Rolf Breuer, presidente do conselho de vigilância da Deutsche Boerse (a bolsa de Frankfurt).

O projeto iX, sob sua forma atual, prevê um intercâmbio de açoes de uma por uma entre as Bolsas de Londres e Frankfurt, que recentemente passaram a ser sociedades anônimas.

Esse ``casamento' foi criticado por alguns acionistas britânicos, que estimam que o peso e a reputaçao da Bolsa inglesa sao superiores aos da alema.

Os analistas se perguntam igualmente sobre a posiçao da Euronext, a Bolsa Européia que unirá em um só mercado Paris, Bruxelas e Amsterdam. A Euronext também ofereceu uma oferta à LSE durante a primavera (do hemisfério Norte), mas sua tentativa fracassou.

A oferta sueca compreende dinheiro e intercâmbio de açoes. Cada açao da LSE está avaliada em 0,65 açao da OM e 7 libras esterlinas. No total monetário, isso significa 27,15 libras esterlinas (ou US$ 4) por açao da LSE, 15,7% a mais que o preço do fechamento na última sexta-feira.

As açoes da LSE podem ser compradas e vendidas fora do mercado pela companhia de corretagem Cazenove desde julho. Esta terça-feira, a cotaçao era de 27 libras.

Os dirigentes da empresa sueca estimam que ``o sucesso das praças financeiras no futuro será determinado por sua eficácia, a força de sua marca, sua superioridade tecnológica e sua capacidade de administrar os sistemas a custos mais baixos possíveis para seus clientes', de acordo com o comunicado.

O projeto iX ``se baseia num conceito que apenas leva em conta as mudanças comerciais e tecnológicas dos mercados financeiros mundiais', disseram os dirigentes da OM.

``Trata-se de um jogo de pôquer entre as bolsas', estimou Justin Urquhart-Stewart, responsável da Barclays Stockbrokers, que pensa que a OM quer se posicionar antes da reorgnaizaçao das praças européias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;