Política Titulo
Estadual do PSDB garante candidatura
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
15/07/2011 | 07:09
Compartilhar notícia


Ao contrário das declarações do prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), a executiva estadual do PSDB garante que a legenda vai lançar candidatura própria na cidade. O petebista colocou em xeque a empreitada adversária ao afirmar que, até convenções partidárias, quaisquer nomes colocados como postulantes à Prefeitura em 2012 são suposições. Porém, a cúpula tucana avaliza que a questão está definida.

O secretário-geral do PSDB de São Paulo, Cesar Gontijo, analisa como legítima a pretensão tucana, apesar de considerar Aidan aliado do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Para ele, nomes fortes ao pleito em Santo André serão acompanhados de apoio da executiva. E que afinidade entre governador e prefeito não invalida condições de brigar para eleger candidato ao Paço.

"Temos profundo respeito pelo Aidan, reconhecemos seus méritos, só que a candidatura é a favor do PSDB e não contra o prefeito. Nosso histórico e projeto antagônico de modelo de governo serão contrários ao PT, sem fazer hostilidade à Prefeitura", relata o dirigente, revelando parte da futura estratégia de campanha.

Gontijo avalia que resolução interna determina ao partido disputar na chapa majoritária em todo o Estado. As exceções caso não existam pleiteantes, segundo ele, passam diretamente pela executiva paulista. "Intenção é aumentar bancada de prefeitos. Lançamos 428 em 2008 e elegemos 205, cerca de 47%. Com essa tática pretendemos pular para 480."

Para o deputado estadual Orlando Morando, integrante da executiva estadual, em Santo André não há como retroagir. Para o parlamentar, a tendência tucana forte demonstrada na eleição de 2010 viabiliza voo solo, apesar do PSDB jamais ter vencido no âmbito municipal. "Vai da performance individual. PT ficou 16 anos sem ganhar em São Bernardo e teve sucesso em cima de mim."

O tucano alega que Alckmin vai participar ativamente das campanhas, especialmente na Região Metropolitana, inclusive na primeira etapa. "Dá para assegurar que o governador vai contribuir no processo. Só onde não chegarmos no segundo turno haverá aliança a outro quadro."

Um dos cotados para encabeçar a chapa do PSDB, o vereador Paulinho Serra ironiza o fato de Aidan nutrir expectativa de contar com adesão de Alckmin. "Sonhar não custa nada. Respeito esse desejo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;