Cultura & Lazer Titulo
Justiça proíbe Enfermeira do Funk em revistas eróticas
Do Diário OnLine
27/03/2001 | 15:16
Compartilhar notícia


A Justiça Federal proibiu, na última sexta-feira, a veiculação da personagem Enfermeira do Funk, “interpretada” por Ariane Lotufo, nas revistas Vip e Playboy, para as quais ela já havia posado.

A decisão, da juíza federal Tânia Regina, é mais uma vitória do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que já conseguiu uma liminar para evitar que a personagem apareça em programas de TV e bailes funk, alegando que a personagem ofende a categoria.

A revista Playboy, em sua edição de março, anunciou a dançarina como capa da edição de abril: “a enfermeira , popozuda do funk, nua na Playboy de abril. Todo mundo vai querer parar no hospital". Segundo a liminar da Justiça, caso a ordem judicial seja descumprida, a revista terá uma multa de 50% sobre o valor de seu faturamento.

Segundo a avaliação da juíza Tânia Zauhy, "ao identificar a personagem com uma profissão e colocá-la com trajes e situações, perante a mídia e o público em geral, incompatíveis com sua realidade profissional, viola-se o direito à imagem e à honra desses profissionais".

A Presidente do COREN-SP, enfermeira Ruth Miranda de Camargo Leifert comemorou a decisão. "Estava claro para nós, profissionais de enfermagem, que o alegado direito constitucional à liberdade de expressão intelectual ou artística não poderia se sobrepor a outro direito constitucional, que é o direito à imagem e à honra", disse Ruth. "O mal causado pela exposição desta ‘enfermeira do funk’ às mais de 800 mil profissionais de enfermagem em todo o país justifica plenamente a proibição da publicação das fotos".

A decisão é provisória e cabe recurso. A ‘Enfermeira do Funk’ é uma criação do ator Alexandre Frota, que tem uma produtora de bailes funk.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;