Esportes Titulo
Uefa investiga os tumultos no jogo entre Roma e Manchester
Da AFP
05/04/2007 | 15:16
Compartilhar notícia


A Uefa (União Européia de Futebol) anunciou nesta quinta-feira que investigará os violentos tumultos registrados no jogo de ida pelas quartas-de-final da Liga dos campeões em que a Roma venceu o Manchester United por 2 a 1, na quarta-feira no estádio Olímpico da capital italiana e que deixaram 18 feridos. Ingleses e italianos se acusam mutuamente.

"Foi aberta uma investigação", anunciou a Uefa. "Esperamos os relatórios de nossos representantes oficiais para ver se iniciamos um processo disciplinar", acrescentou.

Entre os 18 feridos, o caso mais grave é o de um inglês que foi esfaqueado no pescoço. Os demais foram feridos levemente.

Mais de 300 torcedores ingleses, a maioria bêbada, enfrentaram outro tanto de 'tifosi' romanos nos arredores do estádio Olímpico uma hora ante do encontro. A polícia teve de intervir para restabelecer a ordem.

Depois, no estádio, a polícia agiu em uma das arquibancadas reservadas para os ingleses, onde ocorreram tumultos depois do primeiro gol dos romanos, pouco ante do fim do primeiro tempo.

"As cenas que vimos em nossos televisores são muito preocupantes", denunciou o secretário britânico do Interior, Vernon Coaker. "Necessitamos explicações sobre os acontecimentos e sobre a reação da polícia".

O Manchester United acusou a polícia romana de ter "uma reação gravemente excessiva" e de ter "espancado sem discriminação" sues torcedores, como já responsabilizou a polícia francesa pelos distúrbios ocorridos em Lens, onde jogou contra o Lille, na fase anterior do torneio.

O prefeito de Roma, Achille Serra, afirmou que "a polícia foi correta". "Por hora não temos conhecimento de vítimas das forças da ordem e isso é muito importante", acrescentou, admitindo que houve "incidentes antes e depois" do jogo, mas que não foram graves.

O clube inglês e o prefeito romano já tinham se enfrentado antes da partida. O Manchester United advertiu a seus seguidores sobre "o perigo real" de viajar à Roma e Serra se declarou "assombrado e preocupado" pelas palavras que "incendeiam os ânimos e podem provocar incidentes".

A imprensa italiana informou sobre a venda ilegal de bebidas alcoólicas nas proximidades do estádio. "Três caminhonetes vendiam tranqüilamente bebidas a poucos metros do estádio", disse Il Messaggero.

Na terça-feira, o Senado ratificou a lei que instaura as novas normas de segurança nos estádios italianos, elaboradas após a morte de um policial após o clássico siciliano Catania-Parma em 2 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;