Setecidades Titulo
Coronel Navarro passa comando
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
15/07/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


Foi realizada na manhã de ontem, em Santo André, a cerimônia de troca de comando da Polícia Militar na região. O coronel José Luís Navarro, que atuou por um ano e nove meses como comandante no Grande ABC, passou o cargo para o coronel Roberval Ferreira França.

Apesar de o evento formal ter sido realizado apenas ontem, Roberval assumiu o 6º Comando de Policiamento de Área Metropolitana no dia 1º de junho. "Minha avaliação é de que estamos caminhando para aumentar ainda mais a segurança da população no Grande ABC. Um exemplo é a redução clara das mortes violentas em Diadema."

Na opinião do comandante da Polícia Militar na Grande São Paulo, coronel José Luiz Sanches Valentim, o principal desafio a ser cumprido no Grande ABC ainda é a diminuição no número de ocorrências de roubo e furto de veículos. Valentim afirmou que marcará para o início do próximo mês reunião com os delegados seccionais para definir estratégias conjuntas.

No discurso de despedida, Navarro ressaltou a boa relação que manteve com a população da região. "Agradeço a forma cortês, leal e amiga como fui recebido pela sociedade e por esse contingente policial." Atualmente, o coronel comanda o policiamento na Assembleia Legislativa. 

ESTATÍSTICAS
O coronel Roberval prometeu apresentar no próximo dia 30 estudo de análise criminal no Grande ABC. Inicialmente, a previsão era de que o levantamento fosse concluído antes. "Atrasamos por conta de novas investigações relevantes que surgiram para nós."

Segundo o comandante, o mapa do crime servirá para embasar as operações da polícia e determinar quais são os pontos com maior periculosidade. "Com base nisso, vamos montar ações específicas", comentou.

 

Bombeiros também têm novo comandante 

O 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que atende a todas as cidades do Grande ABC, também está sob novo comando. O tenente-coronel Roberto Rensi, 49 anos, assume o posto no lugar do major Sérgio Morette, que ocupava o comando de forma interina desde o ano passado, quando da aposentadoria do então comandante, o coronel Hamilton Coelho da Silva Filho.

Antes de ser deslocado para a região, Rensi integrava o CCB (Comando do Corpo de Bombeiros), em São Paulo. Apesar de ter vindo da Capital, o tenente-coronel disse ter identificação com o Grande ABC. "Morei por 12 anos em Mauá", disse ontem pela manhã.

Na avaliação do novo comandante, o fator que mais preocupa no Grande ABC são as consequências das chuvas. "Aqui, costumamos ter muitos deslizamentos e enchentes. Vamos focar no trabalho de prevenção", explicou Rensi, que assumiu o grupamento no dia 6.

O tenente-coronel informou que irá buscar parcerias com prefeituras e defesas civis para auxiliar nas ações do Corpo de Bombeiros na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;