Setecidades Titulo Ensino Superior
USCS pretende aumentar oferta de cursos de Ensino Superior

Formação em Odontologia será oferecida
em 2017, ano de início da construção de prédio

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
21/09/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A USCS (Universidade Municipal de São Caetano) pretende ampliar a grade de cursos com a construção de um novo prédio no campus Barcelona. A previsão é a de que no ano que vem a instituição já comece a oferecer formação em Odontologia. Também há projetos para Arquitetura e Urbanismo e Engenharia.

“A partir do ano que vem já terá Odontologia, pois há autorização do MEC (Ministério da Educação). Queremos também Arquitetura, mas pode ser em 2017 ou só no ano seguinte. Existe possibilidade, não é certeza. Não tem esse curso na região. Está na dependência burocrática, pedimos ao Ministério o aval e estamos na espera do retorno. Essas coisas levam tempo”, afirmou o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Atualmente, a instituição mantém 7.500 estudantes de graduação e 2.000 na pós, mas planeja aumentar esses números. “Nossa proposta é que, a partir da ampliação do campus, sejam oferecidos mais cursos. Nossa intenção é chegar a 12 mil alunos”, afirmou o reitor da universidade, Marcos Sidnei Bassi.

Em audiência pública que vai ser realizada no dia 7 de outubro, às 9h, a instituição vai apresentar o modelo de PPP (Parceria Público-Privada). O evento é aberto ao público.

A empresa vencedora da licitação, além do projeto do novo edifício, que vai ser construído onde atualmente funciona o estacionamento, também vai ficar responsável por operação e manutenção da universidade. O modelo já foi aprovado pela Comissão Gestora Municipal de Parcerias Público-Privadas de São Caetano.

“Quem ganhar vai precisar criar empresa para essa finalidade de infraestrutura. A gente vai focar só na parte acadêmica, não vamos mais nos preocupar com questões de manutenção, segurança etc. Ou seja, a empresa vai construir um prédio bom e que ela administre pelo período de 20 a 25 anos”, explicou Bassi.

Para ajudar na manutenção, a universidade também deve fazer um repasse para o custeio. O valor ainda não foi definido.

“A empresa vai ganhar um valor de 100% se estiver tudo de acordo. Se algo não estiver bom a gente vai descontando. A licitação vai ganhar quem atender melhor as exigências e apresentar menor valor desse reembolso. Esta é a primeira experiência do Brasil em formato de PPP com universidade.”

Conforme estudos da USCS, o investimento deve custar em torno de R$ 35 milhões e compreender novo prédio com área de 30 mil metros quadrados e edifício secundário com setor de 200 metros quadrados. Serão média de 60 salas de aula e teatro,

“O que nós queremos é um prédio com características modernas e que priorize a questão do lixo e da energia. Serão quatro subsolos de estacionamento, mais um pavimento, mezanino e mais três de salas. Vai ser um prédio que atenda às nossas necessidades e a execução vai depender da empresa”, explicou o reitor.

Após a audiência, o edital deve ficar disponível para consulta até o dia 15 de novembro. A previsão é a de que a abertura oficial aconteça no dia 25 do mesmo mês.

Caso a escolha da empresa seja feita de maneira rápida, estima-se que esteja concluída ainda no fim de janeiro de 2017. A previsão do início das obras é que aconteça ainda no primeiro semestre do ano que vem.(Colaborou Fábio Martins) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;