Eleições 2016 Titulo São Bernardo
PSDB reage e ataca Dib e Alex Manente

Presidente do partido em S.Bernardo acusa ex-prefeito de já apoiar candidato do PPS na cidade

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O PSDB de São Bernardo reagiu à série de críticas desferidas pelo ex-prefeito e ex-deputado federal William Dib (expulso do PSDB) à orientação da legenda e ao candidato do partido na eleição de outubro, o deputado estadual Orlando Morando. Presidente do diretório municipal, Fernando Leça classificou as falas de Dib ao Diário como “tristes” e “inadequadas”, além de acusar o ex-prefeito de já fazer campanha para o deputado federal Alex Manente, nome do PPS na corrida eleitoral e rival de Morando.

“Repudio essa triste entrevista de um ex-filiado ao nosso partido. Não é de hoje que ele (Dib) se mostra distante, não colabora. Ele colabora e apoia um candidato que teve laços estreitos com o PT. Teve no passado e tem agora, tanto que o PPS apoia o PT em Mauá. Nós, do PSDB, e o Orlando sempre fomos oposição ao PT. O candidato dele, não”, disse Leça, relembrando dois episódios: o apoio de Alex Manente, no segundo turno, para o então candidato Luiz Marinho (PT) no pleito de 2012 e o fato de a legenda popular-socialista estar na coalizão que defende a reeleição de Donisete Braga (PT) como prefeito de Mauá. Alex rompeu com Marinho em 2011 e foi candidato da oposição em 2012.

Ao Diário, Dib acusou o PSDB de ser sublegenda do PT na eleição. “O que sei é que ele (Morando) tem ódio de mim e de pobre. Posso dizer que desde que ele perdeu a eleição (em 2008, para prefeito) e até o começo deste ano, são sete anos consecutivos, nunca citou o Marinho, na Assembleia, entrevistas. Na última propaganda, coloca culpa da situação de São Bernardo no governo Dilma (Rousseff, PT). Isso para não mencionar o Marinho. Ele tem compromisso”, declarou Dib.

Para Leça, “não é possível saber se haverá interferência” na campanha de Morando essa troca de acusações públicas com Dib. “Sou filiado desde a fundação do PSDB. Meu pai (Fernando) foi o primeiro presidente. Conheço há tempos o Orlando e o Dib. O Orlando sempre foi oposição ao PT, estranho o Dib bater nesta tecla, justo ele que foi apontado pela revista Veja de apoiar o (Alexandre) Padilha (candidato do PT ao governo do Estado em 2014). O Orlando tem caráter, projeto e o melhor plano de governo que o PSDB já lançou na cidade. Não faz alianças baseadas em interesses pessoais às vésperas da eleição. Sempre admirei o trabalho do Dib na Prefeitura, mas é uma pena ele se portar assim.”

Sobre o processo de expulsão – ao qual, segundo Dib, não houve amplo direito de defesa –, Leça garantiu que o relator do conselho de ética, Mário de Abreu, notificou pessoalmente o ex-prefeito. “Se não quis participar foi burro. Não tem essa de digital de um ou outro. Foi uma denúncia da bancada e todo rito jurídico foi cumprido. Ele mentiu quando disse que não teve oportunidade de se defender.”

Morando não foi localizado para comentar o assunto, assim como Alex, também citado na entrevista de Dib. O ex-prefeito, que negou já fazer campanha ao popular-socialista, considerou que se houver pedido do deputado federal vai ingressar no projeto eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;