Setecidades Titulo Saúde
Fundação ABC inicia captação de recursos para oncologia infantil
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
15/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 A Fundação do ABC, localizada em Santo André, iniciou a captação de recursos para a oncologia infantil. A instituição a partir de agora está autorizada a recolher recursos financeiros de pessoas físicas e jurídicas que podem destinar parte do seu Imposto de Renda. A expectativa é a de que com o início da medida os atendimentos, que somam uma média de 200 consultas mensais e 30 crianças em quimioterapia, dobrem.

A iniciativa é possível por meio de registro no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) em que a entidade passa a obter recursos do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente). O objetivo é investir este valor no ambulatório de oncologia pediátrica, principalmente com a contratação de mais profissionais e compra de medicamentos adicionais e equipamentos.

“Atualmente nós temos muitos voluntários, como alguns médicos, dentista e psicólogos. Agora eles poderão ser vinculados a instituição e atender uma carga maior. Outro projeto é a compra de um carrinho de anestesia. Muitos dos procedimentos da oncologia causam dor aos pacientes, como a retirada do líquido da espinha. Há um ano, a gente começou a fazer com anestesia, mas isso é feito na Faculdade de Medicina e com essa compra vai ser possível fazer no ambulatório”, explicou o coordenador do departamento e oncologista Jairo Cartum.

Outra meta é ampliar o horário de atendimento do ambulatório, que atualmente funciona durante todo o dia na segunda e terça-feira e de quarta a sexta-feira somente no período da manhã. “O que a gente realmente quer é atender todas as crianças da região. Queremos evitar que o paciente precise se deslocar até São Paulo, fazendo trajeto cansativo para fazer um tratamento.”

Neste ano, a oncologia infantil da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) completou 16 anos de existência. O serviço oferecido pelo ambulatório é referência para a região. Pacientes com idade até 17 anos são acolhidos em ambiente composto por quimioteca e corpo médico de várias especialidades. O atendimento é gratuito e o encaminhamento dos pacientes é através do SUS (Sistema Único de Saúde).

A chances de remissão de um tumor em crianças e adolescentes é de 70%. “Atualmente, a oncologia é muito cara. É muito importante que esse tratamento seja feito o mais rápido possível nos pacientes, para que ele tenha ainda mais chances.”

Conforme Cartum, as melhorias vão ser feitas conforme as doações, por isso não é possível especificar prazos.

O potencial de doadores em Santo André é grande. De acordo com dados da Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André)baseados na Receita Federal de 2013, a arrecadação de de pessoas físicas gira em torno de R$ 28 milhões. Porém, somente apenas 1,06% deste total é doado.

Pessoas físicas podem abater até 6% do imposto e empresas podem descontar 1%. O benefício da doação é válido para quem declara o Imposto de Renda no modelo completo. Mais informações sobre como fazer parte do imposto solidário, que é destinado ao FUMCAD, podem ser obtidas na Feasa pelo telefone 4436-7477.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;