Setecidades Titulo
Perigo nos playgrounds da regiao
Adriana Lopes
Da Redaçao
25/03/2000 | 18:33
Compartilhar notícia


De acordo com a nova Coletânea de Normas de Segurança de Brinquedos de Playground, publicada pela ABNT (Associaçao Brasileira de Normas Técnicas) no fim do ano passado, dez playgrounds localizados nos principais parques e espaços públicos do Grande ABC nao sao suficientemente seguros (leia quadro com avaliaçao nesta página). A conclusao foi de dois especialistas na área: o economista Washington Luis Coelho, secretário-geral da Comissao Especial de Estudos Temporária formada pela ABNT para elaborar a coletânea, presidente do Simb (Sindicato das Indústrias de Brinquedos do Estado de Sao Paulo) e diretor da Universal Industrial e Comercial, empresa fabricante de playgrounds e brinquedos de Diadema; e o montador Joao Fagundes Costa, supervisor de instalaçao da SPI do Brasil, representante da empresa canadense que fornece os playgrounds para a rede McDonald's do mundo inteiro.

Durante visitas aos playgrounds na quinta e sexta-feira passadas, os dois técnicos apontaram uma série de detalhes que contrariam as normas de segurança recentemente sugeridas pela ABNT: escorregadores sem corrimao de acesso nas escadas, balanços com assentos que passam muito próximos do chao, equipamentos feitos com pneus, falta de sinalizaçao sobre limite de idade permitida para cada brinquedo, gangorras que tocam o solo, pregos aparentes e ausência de proteçao em pontas de parafusos. "Perigos constantes aos quais estao expostos os pequenos aventureiros que freqüentam playgrounds e, com sorte, podem sair de uma tarde de brincadeiras apenas com joelhos ralados ou um dedo cortado", disse Fagundes.

As conclusoes das avaliaçoes foram alarmantes: quase todos os playgrounds apresentam um problema crônico de manutençao e nenhum deles deixou de exibir equipamentos que nao cumprem as medidas sugeridas pela ABNT para a segurança dos usuários. O parque municipal que teve o melhor desempenho durante as avaliaçoes foi o Nilton Marinho de Moraes, de Ribeirao Pires. De 0 a 10, o playground ganhou nota 8: foi o único que nao apresentou falha na manutençao e que contava com cápsulas de proteçao nas pontas dos parafusos. Os playgrounds que tiveram a pior avaliaçao foram os do Parque dos Jesuítas, em Diadema, e da praça dos Meninos, em Sao Bernardo. O primeiro está praticamente abandonado. O segundo apresentava equipamentos que haviam sido pintados na sexta-feira e, apesar das placas avisando sobre a tinta fresca, nao tinha isolamento em tais brinquedos. "Falta de interdiçao durante manutençao é uma falha fundamental de segurança", disse Washington.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;