Setecidades Titulo
Presa ‘gangue do Passat verde’
Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
28/01/2001 | 19:40
Compartilhar notícia


O pintor Eduardo Cardoso de Araújo, 22 anos, o coletor de lixo Gilsonei de Jesus Batista, 27, e os adolescentes C.O.B., 17, e J.G.P.S., 16, foram presos por policiais militares do 10º Batalhão durante domingo em Santo André. O quarteto é apontado como a gangue do Passat verde, apreendido e identificado com a placa CAR-1327, que vinha atacando motoristas, principalmente na região de Vila Luzita, na mesma cidade. O grupo se preparava para mais uma ação quando terminou detido e levado ao 1º DP de Santo André. A polícia encontrou com Gilsonei um revólver calibre 38 com a numeração raspada.

“Acreditamos que nos últimos dois meses eles fizeram mais de dez roubos de veículos naquela região. Recebíamos, freqüentemente, denúncias das pessoas do bairro falando do Passat verde. Eles depenavam os carros e os abandonavam em seguida”, disse o soldado Dalmo, da 3ª Companhia.

O delegado plantonista do distrito, Alberto Mesquita, prendeu os adolescentes, mas arbitrou fiança para a liberação de Eduardo e Gilsonei, autuados em flagrante por porte ilegal de arma. “Na verdade, os roubos eram realizados pelos dois menores. Os maiores davam carona e emprestavam a arma. Os menores ficarão à disposição da Justiça, enquanto iremos tentar esclarecer os roubos por meio de reconhecimento”, disse o delegado.

Os policiais militares demoraram cerca de cinco horas para capturar os quatro acusados. O primeiro a ser detido foi Eduardo, na manhã de domingo, que conduzia o Passat na avenida Capitão Mário de Toledo Camargo. “Já sabíamos sobre o veículo verde e hoje cruzamos com ele na avenida. Então resolvemos abordar o ocupante e trazê-lo para a delegacia”, disse o soldado.

Na delegacia, Eduardo falou sobre os dois menores, deixados minutos antes na Vila Luzita para um roubo. Enquanto era interrogado no distrito, os policiais perceberam que os dois adolescentes, surpreendentemente, rondavam pela rua Xavier de Toledo, em frente à delegacia. “Tínhamos a descrição de ambos e os vimos andando desconfiados pela calçada. Abordamos e eles confirmaram a participação no grupo”, disse um soldado.

Em seguida, os menores revelaram que Gilsonei estava com o revólver, no Jardim Santa Cristina. Os militares foram até a rua Maria Montessori e pegaram o rapaz, com a arma descarregada.

Segundo C.O.B., ele e J.G.P.S. apareceram na frente do DP por causa da detenção de Eduardo. “Desistimos do roubo. O carro era meu e fui ver o que ia acontecer”, disse C..

O adolescente disse que roubavam os carros para vender equipamentos de sons e peças de valor dos veículos e das vítimas. “Às vezes conseguíamos vender, outras não”, afirmou. O Passat, levado ao Pátio Municipal por estar com a documentação irregular, estava equipado com rodas de alumínio retiradas possivelmente de um Tempra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;