Cultura & Lazer Titulo
Acervo inédito de museu russo encanta Roma
Do Diário do Grande ABC
24/12/1999 | 14:05
Compartilhar notícia


Com uma exposiçao de 100 obras-primas de Monet, Picasso, Cézanne, Gauguin, Degas, Matisse e outros representantes do impressionismo e das vanguardas, todas oriundas do Museu do Ermitage de Sao Petersburgo, na Rússia, Roma se despede deste século.

Em um belo e sugestivo espaço de 2 mil metros quadrados, completamente transformado pela famosa arquiteta Gae Aulenti (restauradora do Museu D'Orsay de Paris), que remodelou para a ocasiao as Escuderias Papais situadas em frente ao palácio presidencial do Quirinal, foi inaugurada a exposiçao no último dia 22, permanecendo aberta até 11 de junho de 2000.

"É o melhor de nossa coleçao, que, por seu número e beleza, nunca foi enviado ao exterior", afirmou à imprensa Albert Koztenevitch, responsável pela seçao de arte ocidental do Ermitage.

As obras-primas foram transportadas à Itália a um custo de US$ 250 milhoes, em pelo menos 16 vôos especiais. O seguro delas chega a US$ 816 milhoes. A Dança, um dos 20 óleos de Henri Matisse, realizado em 1910, abre a exposiçao, que se reparte em duas imensas e modernas galerias em dois níveis, sob abóbadas de 4 m de altura, às quais se chega por uma monumental escada.

Ao lado do quadro de Matisse foram pendurados trabalhos de Picasso, mostrando sua evoluçao criativa no início do século, do menos conhecido Odilon Redon, e de Claude Monet (Dama no Jardim, de 1867). Também foram expostos óleos de Camille Pisarro (o Boulevard Montmartre, 1897), Auguste Renoir e Paul Gauguin.

Três quadros que nunca haviam saído do Ermitage estao expostos em Roma: uma aquarela abstrata e colorida de Sonia Delaunay Terk, que ilustra um texto de Blaise Cendras, e duas telas de Picasso, de tons ocres e cafés, realizadas em 1908 e 1909, Casinha num Jardim e Vaso com Fruta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;