Memória Titulo MEMÓRIA
Capital; trabalho; política, sindicalismo...
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 30 anos, no mesmo setembro em que o Senai inaugurava sua unidade Diadema, cinco vereadores de São Bernardo eram indiciados com base na Lei de Segurança Nacional. Em sua maioria, vereadores com base no ainda Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Em Diadema, o presidente da Fiesp, Luiz Eulálio de Bueno Vidigal Filho, cortava a fita inaugural da Escola Senai, ao lado do vice-prefeito de Diadema, Paulo Afonso Silva, e do futuro presidente da Fiesp, Mário Amato.

Já os vereadores indiciados pela LSN ganhavam a primeira página do <CF161>Diário</CF>, ao lado de um sexto companheiro, Nelson Campanholo. A todos, a orientação do advogado, Luís Eduardo Greenhalgh, era para que não dessem declarações: “Só falem em juízo”.

Congeladas, aí estão as imagens, três décadas depois, com as indagações: o que fizeram da vida todos eles? Que caminhos trilharam? Seguiram no mesmo rumo? E aqui as perguntas se estendem ao empresário Laerte Vidigal e ao advogado Paulo Afonso, o primeiro vice-prefeito do PT em Diadema.

SENAI DIADEMA

Início das atividades: fevereiro de 1986; inauguração oficial: 8-9-1986. Área de 10 mil m² doada pela Prefeitura; construção: quatro blocos totalizando 7.402 m². Cursos iniciais oferecidos: ajustador-mecânico, caldeireiro, eletricista, mecânico-geral, torneiro-mecânico destinados a menores de 14 a 18 anos.

Esta grade curricular difere, em muito, das grades de hoje, em tempo de informática avançada.

OS VEREADORES

Todos de origem petista. Acusação: ofensas às Forças Armadas proferidas da tribuna da Câmara de São Bernardo em abril de 1986.

Diário há 30 anos

Domingo, 7 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6232

Economia – Montadoras de automóveis querem igualar vendas de 1985.

Impostos – O governo do Estado atrasa repasse de 50% do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) aos municípios.

São Caetano – Apesar de inaugurado em 1982, o Terminal Rodoviário Nicolau Delic ainda está inacabado e só opera 12 linhas.

Data – CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) mostra história do telefone no desfile de 7 de setembro em Santo André.

Ideias/Livros do Estado: artigo de Raymundo Farias de Oliveira, procurador do Estado de São Paulo e escritor.


News Seller há 50 anos

Quinta-feira, 8-9-1966 – ano 9, edição 435-A

Manchete – Vacinação contra paralisia infantil começa segunda-feira

Em 8 de setembro de...

1916 – Nasce o professor José Gonçalves Salvador, estudioso dos Cristãos Novos. No Instituto Metodista de Ensino Superior, em São Bernardo, desenhou mapas dos anos 1950 sobre o bairro de Rudge Ramos, antigo bairro dos Meninos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o mau tempo na frente italiana; as primeiras neves na zona montanhosa.

1971 – Iniciada a construção do complexo industrial da Oxiteno, em Mauá.

1996 – A Prefeitura de Santo André inaugura a parte central do Complexo Viário José Amazonas.


Hoje

Dia Mundial da Alfabetização

Dia Nacional de Luta por Medicamentos.


Santos do Dia

Frederico Ozanam (Itália, 23-4-1813 - Marselha, França, 8-9-1853). Junto de outros jovens cristãos, fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo, em 1833, uma instituição católica de leigos, direcionada para dar abrigo e assistência aos pobres e aos excluídos.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

Tomás de Vilanova

Adriano

Nestor

Natividade de Nossa Senhora

Municípios Paulistas

Celebram seus aniversários hoje: Buritizal, Descalvado, Itaquaquecetuba, Mirassol e Nipoã.
Buritizal. Elevado a município em 1954, quando se separa de Igarapava.

Descalvado. Elevado a município em 1865, quando se separa de Rio Claro.

Mirassol e Itaquaquecetuba. Elevados a município em 1954, quando se separam, respectivamente, de São José do Rio Preto e Mogi das Cruzes.
Nipoã. Elevado a município em 1954, quando se separa de Monte Aprazível.
Por conta do dia da Natividade de Nossa Senhora, a data também é guardada em Bilac, Itatiba, Lindóia, Santos e Salto.


Municípios Brasileiros


Celebram seus aniversários em 8 de setembro:

Em Minas Gerais, Bom Sucesso, Diogo de Vasconcelos e Francisco Sá.
No Amazonas, Eirunepé.

No Rio Grande do Sul, Estância Velha.

Em Pernambuco, Exu.

Em Santa Catarina, Mafra.

No Piauí, Nazaré do Piauí.

Em Goiás, São Francisco de Goiás.

No Amapá, Vitória do Jari.

Fonte: IBGE.

Capitais Brasileiras

Hoje é aniversário de Vitória e São Luiz.


Iole Zampol Bernardes

(Ribeirão Pires, 24-5-1922 – São Bernardo, 4-9-2016)

Dona Iole não escreveu livros, mas bem que poderia tê-lo feito, porque sabia contar histórias, lembrar fatos, contar como era a vida em Ribeirão Pires. Foi uma grande fonte de historiadores e jornalistas. Guardava fotos e outros documentos. E sempre residiu no Centro da cidade. Sua casa foi um verdadeiro museu.

O avô, Domingos Zampol, com o irmão Pedro, seguiram da Itália para a Argentina, mas acabaram voltando e descobrindo Ribeirão, terra adotada por eles e pelos descendentes.

Na cidade ficaram famosos os dois casarões construídos, ao estilo das construções do Norte da Itália, com espaço no pavimento térreo para os animais criados – e que, de quebra, aqueciam toda a casa.

Essas histórias dona Iole narrava, com graça e desenvoltura. Particularmente, ajudou muito nos tempos iniciais da página Memória.

Dona Iole era filha de Affonso Zampol e Thereza Bertoldo Zampol, que se casaram em Ribeirão Pires (1910). E sobrinha do ex-prefeito de Santo André Fioravante Zampol. Foi aluna do Externato Nerina Adelpha Ugliengo, em Ribeirão Pires. Ela parte aos 94 anos e está sepultada no Cemitério São José, em Ribeirão Pires.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;