Esportes Titulo História
Pelé marcava seu primeiro gol há 60 anos, em Santo André

Em 1956, ‘Rei do Futebol’ fez um na goleada por 7 a 1 sobre o Corinthians do município

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
07/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O dia 7 de setembro de 1956 está marcado na história do futebol brasileiro. E o Grande ABC tem parcela importante de responsabilidade no nascimento do maior jogador de futebol de todos os tempos. Há 60 anos, Pelé marcava seu primeiro gol com a camisa do Santos em Santo André, contra o Corinthians da cidade, o Corinthinha. As condições eram outras: o campo original de grama natural deu lugar a um parque aquático há cerca de 35 anos, e o gramado que existe hoje, que ocupa parte do espaço da época, mede apenas 65 m x 41,5 m, é de material sintético.

Mesmo assim, o carinho é grande pelo feito, conforme conta José Orlando de Moura, o Jarrão, presidente da agremiação andreense. “É um grande marco na história do Corinthians de Santo André. É importante para a gente estar sempre sendo lembrado”, afirmou.

Frequentador do clube há 28 anos, o autônomo Rogério Vendrasco, 45 anos, conhecido como Taffarel, torce para o Corinthians, mas exalta o gol do Rei do Futebol em Santo André.

“Para a gente que joga aqui é emocionante. Embora não seja no mesmo local, é bem legal saber que o Pelé fez um gol aqui”, disse. “Os mais antigos lembram, mas a mocidade... Você relata e eles ficam espantados: ‘É verdade? Não acredito’”, completou.

O GOL

O apaixonado por futebol sabe como foi o 1.000º gol de Pelé. Mas poucos conhecem como foi o primeiro, anotado em Santo André, diante do Corinthians da cidade, em amistoso organizado pela Secretaria de Educação e Lazer da Prefeitura no Estádio Américo Guazzelli.

Segundo registro da FPF (Federação Paulista de Futebol), o gol ocorreu às 16h34 de 7 de setembro de 1956. A narração é do ex-meia Tonico, que relembrou o momento ao jornalista Divanei Guazzelli, deste Diário, em 2006: “O Hélvio, do Santos, tirou de cabeça, a bola sobrou no meio-campo, dei o combate no Pelé, mas tomei o drible. Ele passou pelo Zito, não o seu companheiro do Santos, mas outro jogador do Corinthians, pelo Dati, nosso defensor, e tocou na saída do goleiro Zaluar”, disse Tonico. Foi o sexto tento do confronto, que acabou 7 a 1 para o Peixe.

Curiosamente, se soube apenas que o primeiro gol do Rei do Futebol havia sido marcado em território andreense quando Pelé estava próximo de anotar o 1.000º – as pesquisas sobre todos os tentos do ex-jogador se intensificaram. Isso porque Nelson Cherchiari, responsável pela súmula da partida, creditou erroneamente o tento a Raimundinho, outro atleta do Peixe.

Registro do gol foi feito por acaso por atleta amador do município

Quando Pelé fez o primeiro dos 1.281 gols da carreira, em 7 de setembro de 1956, ninguém podia imaginar que aquele menino franzino, de apenas 15 anos, chamado de ‘Gasolina’, se tornaria o Rei do Futebol. Quem iria se interessar por registrar imagem daquele momento, em jogo decidido a favor do Santos, que massacrava o Corinthians de Santo André por 7 a 1? A resposta é José Germano Stadelini.

A história do único registro fotográfico que se tem notícia do primeiro gol de Pelé foi contada na coluna Memória, escrita pelo jornalista Ademir Medici e publicada neste Diário em 1999.

O registro foi feito por acaso. Amador, José participou de preliminar naquele dia, atuando pela Pirelli. Como amante do futebol, depois foi para a arquibancada acompanhar o jogo do Santos e apontou sua máquina para o campo justamente no momento do gol de Pelé. Nem o fotógrafo nem ninguém sabia que aquela despretensiosa imagem, que ficou 43 anos perdida, hoje se tornaria histórica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;