Setecidades Titulo
Detentos fogem em São Caetano
Felipe Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
22/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Dois criminosos - faxineiros da distrital - fugiram da Cadeia Pública de São Caetano, que fica anexa à Delegacia-Sede da cidade, na tarde de ontem. No momento da fuga, por volta de 12h10, os presos empurraram o carcereiro no chão e saíram correndo pela porta principal da cadeia. O policial que havia sido derrubado conseguiu se levantar e correu até a entrada para fechar o acesso por onde os fugitivos escaparam. Segundo os policiais, os detentos haviam planejado a fuga.

No momento da evasão, os entregadores de marmita estavam no local e, quando viram a movimentação estranha, correram para dentro do caminhão e só saíram depois que a situação já estava normalizada. Leonardo Albergone, motorista do caminhão, disse que na hora da confusão a primeira coisa que fez foi correr para conseguir se proteger. "Foi tudo muito rápido. Cheguei no distrito, entreguei a marmita para o carcereiro e, em questão de minutos, os presos começaram a fugir", relatou.

Os fugitivos são Diego Leme Blecha, 25 anos, que estava preso por porte ilegal de armas, e Eduardo Fernandes Dias, 32, preso por tentativa de roubo. Segundo o diretor interino da cadeia, Rui Silva, a situação penal deve agravar-se. "Quando forem recapturados irão responder pela fuga e certamente a pena irá aumentar", ressaltou.

Para o diretor interino da cadeia, os detentos haviam planejado fuga em massa, mas o carcereiro conseguiu evitar a tempo que os demais conseguissem fugir. "Foi constatado que havia três celas serradas. O espaço era de aproximadamente trinta centímetros, mas como a fuga foi interceptada, os demais presos não conseguiram passar por essa abertura e a evasão acabou não ocorrendo", afirmou Silva.

Captura - O 1.º Distrito Policial e Delegacia-Sede colocou aproximadamente 15 viaturas para rodar os bairros da cidade atrás dos delinquentes. Até o fechamento desta edição, os detentos continuavam foragidos.

Cadeia pública registra vários casos de fuga nos últimos anos
Essa não é a primeira vez que a Cadeia Pública de São Caetano, anexa à Delegacia-Sede, registra fuga de detentos. Somente no ano passado, ocorreram dois casos. Em março, três homens cortaram a tela de proteção, que fica sobre o pátio do local, com o auxílio de um alicate.

Para pular o muro, de aproximadamente 6 metros, utilizaram uma teresa (corda feita com tecidos). A ação ocorreu à tarde, enquanto os presos tomavam banho de sol. Na ocasião, dois foram recapturados e um conseguiu fugir.

Em setembro, seis presos usaram a mesma técnica para escapar. A ação aconteceu por volta das 12h. Dois criminosos foram encontrados pela GCM (Guarda Civil Municipal) nas proximidades da cadeia.

Em outubro de 2008, quatro presos tiveram a fuga frustrada depois que pedestres notaram a movimentação estranha e informaram os policiais civis da Delegacia-Sede o que ocorria. Também utilizaram alicates e a teresa para escapar no momento em que os demais detentos jogavam futebol no pátio interno da cadeia. Todos foram recapturados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;