Setecidades Titulo
Desafio testa informações estudadas
Maíra SanchesDo Diário do Grande ABC
29/09/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


O Desafio de Redação do Diário tem funcionado como uma atividade complementar nas escolas estaduais do Grande ABC. Junto com o projeto Prevenção Também se Ensina, da Secretaria de Estado da Educação, a ação tem motivado o hábito da escrita de jovens estudantes que podem ser futuros escritores do País.

"Na redação eles acabam colocando em prática tudo o que aprenderam no projeto que antecedeu o Desafio", disse Maria de Lourdes Melo, 53, coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Estadual Soldado José Iamamoto, no bairro Casa Grande, em Diadema.

A iniciativa do Estado é voltada aos temas de gravidez na adolescência, uso indevido de drogas e também assuntos preventivos sobres DST's (doenças sexualmente transmissíveis). Com palestras, debates e até peças teatrais, professores da rede fazem atividades interdisciplinares que orientam jovens sobre temas atuais.

Apenas nesta escola, 1.000 alunos entregaram suas redações ontem. Maria elogia a iniciativa do Diário e pontua questões importantes. "O tema é pertinente. Acho um incentivo muito bonito para a rede estadual. Não fica preso ao município e escolas particulares e públicas têm a chance de participar. Nós estimulamos os alunos a produzirem porque a vida é uma competição."

Nayele Zaire, 14 anos, aluna da 6º série, decidiu escrever sobre o drama de jovens que tentam largar o vício e não conseguem. "Muitas vezes eles também recebem pressão de amigos e até dos pais para usarem a droga, por isso acho que o tema deve ser discutido desde criança", avaliou. Hoje, o Desafio continua em mais oito escolas de Diadema.

REGULAMENTO
O 4º Desafio de Redação do Diário é correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), com apoio da Ecovias e patrocínio da Petrobras. Os vencedores das seis categorias do concurso serão conhecidos em cerimônia que será realizada dia 23 de novembro. O campeão da maratona educativa ganhará bolsa de estudos integral na USCS, no curso de sua preferência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;