Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Tenho mais de 50, e agora?
Cíntia Bortotto
05/09/2016 | 07:19
Compartilhar notícia


Neste contexto de desemprego que temos vivido, um grupo tem me questionado bastante sobre oportunidades: o das pessoas com mais de 50 anos. E aí? Ainda é possível voltar para o mercado?

Inegavelmente, estamos vivendo mais, temos uma expectativa de vida muito maior do que se tinha no passado. Isso faz com que o mundo corporativo se adapte a esta nova realidade. Por isso, cada vez mais veremos um ambiente de trabalho que aceita esse grupo de pessoas. Não há outro caminho. Os profissionais estão envelhecendo e querem trabalhar.

E ainda é possível sim encontrar vagas, mesmo com o mercado retraído. Muitas vezes será necessário se adaptar a remuneração menor, mas há muitas posições que pedem mais experiência. Por isso, é preciso demonstrar seu conhecimento. As oportunidades acontecem principalmente onde se busca mais conhecimento, em empresas mais técnicas.

Outro caminho é empreender e oferecer trabalhos pontuais para empresas. Muitas pessoas com mais idade acabam enveredando para a área de consultoria.

Bem, ainda existe um senso comum de que pessoas mais velhas não têm flexibilidade nem energia, do qual eu discordo imensamente. Conheço muitas pessoas com mais de 50 anos que têm muito mais vontade e aprendem mais que gente mais nova. Ainda há um paradigma de que o ideal é contratar pessoas que estejam na curva ascendente da carreira com mais energia, com olhar revigorado, que acabou de sair da faculdade e questiona tudo. Se a companhia buscar esse perfil mais questionador, em geral, os jovens têm mesmo este perfil, mas há muita empresa por aí buscando maturidade e profissionais podem ter isso como vantagem. Possuir essas competências, aliadas à experiência, aumenta muito a chance de se conseguir se recolocar.

Além disso, é preciso mostrar que a ponderação pode ser saudável na tomada de decisão. Não é porque você é assim que perde o time das coisas. Muitas empresas vêm percebendo o valor que essas pessoas têm.

Para encontrar sua almejada vaga, avise as pessoas que você está disponível. Invista em networking: procure profissionais com o quais você já tenha trabalhado, acima, ao lado ou abaixo de você na hierarquia. As redes sociais são bom canal, o Linkedin é ferramenta muito importante. Prepare-se para as entrevistas, use suas forças a seu favor. Mostre que você sabe que aprender é importante. Achar que sabe tudo conta de forma muito negativa.

É importante lembrar que o autodesenvolvimento é eterno, sempre constante. Faça cursos. Tem muita coisa on-line, coisas que se faz pelas redes sociais. Embora sendo mais velho, é bacana continuar superatualizado até mesmo com as novas formas que o conhecimento chega aos profissionais.

Além de tudo isso, a preservação da autoestima é fundamental, especialmente nesses casos. Ter um plano B também é positivo e ajuda a pessoa a se sentir mais no comando de sua própria carreira – abrir um negócio ou fazer pequenos trabalhos mesmo como autônomo. Saiba que seu sucesso não depende só de você ser escolhido. Você também pode escolher. E use esse tempo, no intervalo entre uma empresa e outra, para se desenvolver, fazer o que gosta e ficar perto da família.

Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;