Eleições 2016 Titulo Santo André
Aidan fica à frente; Grana e Paulinho disputam segundo

Ex-prefeito possui 20,8%, na liderança, enquanto
petista e tucano têm 12% e 9,5%, respectivamente

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
02/09/2016 | 08:08
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PSB) se consolida como líder entre os sete candidatos na disputa de outubro ao Paço nesta primeira rodada de levantamento de intenções de voto, tendo o atual chefe do Executivo Carlos Grana (PT) e o ex-vereador Paulinho Serra (PSDB) na briga pela segunda colocação, de acordo com sondagem feita pelo DGABC Pesquisas, a pedido do Diário. Aidan desponta na dianteira do estudo estimulado – quando constam os nomes dos postulantes –, com 20,8%, enquanto o petista possui 12%, numericamente à frente do tucano, que aparece com 9,5%, empatados dentro da margem de erro.

O cenário eleitoral pela sucessão municipal está estratificado a exatos 30 dias da data do primeiro turno do páreo. No mesmo panorama, o ex-secretário de Cultura e pleiteante à Prefeitura pelo PPS, Raimundo Salles, figura na quarta posição, com 4,8%, na corrida majoritária. Rafael Daniel (PMDB) e o vereador Ailton Lima (SD) têm 2,5% e 2,3%, respectivamente. O ex-parlamentar Ricardo Alvarez (Psol) completa a lista, atingindo 0,5%. Brancos e nulos somam 28,8%. Os que não sabem marcam 18,8%.

Na espontânea, quando não é mostrado o leque dos quadros em disputa, Grana lidera, embora com pequena margem, com 7,3%. Logo na sequência, Aidan, na tentativa de retornar ao poder da Prefeitura, registra patamar de 6,8% e Paulinho, ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, por sua vez, possui 4%. Salles tem o índice de 1,5%, ao passo que Ailton dispõe de 1,3%. Rafael e Alvarez apresentam número idêntico: 0,2%. No quesito de rejeição, o petista, candidato à reeleição, está na ponta da amostra, com índice de 30,3%. O ex-prefeito andreense aparece com 17,5% e Salles contém 4,8%. Neste prisma, o postulante tucano assinala 2,3%. Alvarez e Ailton anotam 1,8% e 1,5%, respectivamente. Rejeitam todos 9%.

Aidan tem maior percentual do eleitorado andreense em praticamente todos os níveis de escolaridade. O socialista contém, no entanto, vantagem adicional entre analfabetos (22,2%) e aqueles com Ensino Médio (22,6%). Grana possui a fatia mais elevada de seu índice entre analfabetos, com 14,3%. Paulinho empata com o ex-prefeito em apenas um item no quesito de formação: o de Ensino Superior, com 14,3%.

Por outro lado, o socialista apresenta a maior diferença entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, com 32,7%. Coincidentemente, a faixa etária é a mesma que Grana também registra seu mais alto número, com 17,3%. Paulinho aparece à frente da sondagem entre os que têm de 25 a 34 anos, com 13,2% – tanto o ex-prefeito quanto o petista contêm 12,1% neste caso.

O levantamento se deu com 400 munícipes de Santo André. As entrevistas foram realizadas na terça-feira. A margem de erro é de cinco pontos percentuais. A pesquisa está registrada sob o número 04633/2016, no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;