Cultura & Lazer Titulo
Figurinha do Pokemon gera onda de violência nos EUA
Do Diário do Grande ABC
22/11/1999 | 15:36
Compartilhar notícia


As figurinhas do Pokemon estao causando uma série de incidentes violentos nos EUA. O desenho animado japonês, exibido no Brasil pela TV Record, virou uma febre entre os americanos nos últimos meses. As crianças têm se agredido para conseguir completar a coleçao de figurinhas - cada envelope custa US$ 1 nas lojas, mas tem sido vendido até por US$ 18 no mercado paralelo.

Na semana passada, em Tucson (Arizona), um garoto foi preso acusado de tentar roubar com uma navalha 30 figurinhas de um colega. O menino, que nao teve sua identidade revelada por ter 11 anos, está sob custódia em um reformatório. O julgamento do caso acontecerá em um mês.

A vítima do garoto, que também tem 11 anos, disse que entregou as figurinhas por ter sido ameaçado de morte. O acusado negou ter usado uma navalha, mas disse que roubou as figurinhas porque "nao tinha dinheiro para comprá-las". Nao foi o primeiro caso de violência ligado às figurinhas de Wigglytuff, Pidgey e Charizard, os mais populares personagens da série. Em Lakeland (Flórida), um garoto da sétima série foi expulso da escola porque agrediu um professor que tomou suas figurinhas durante a aula.

En Ranchos Palos Verdes (Califórnia), um grupo de estudantes foi suspenso porque planejava roubar mais de 150 figurinhas das mochilas dos colegas.

A escola de Tucson, onde o garoto ameaçou outro com uma navalha, proibiu as figurinhas entre os alunos. "Eu odeio esse Pokemon. Nós confiscamos todas as figurinhas que encontramos, porque os alunos já nao prestavam mais atençao nas aulas e estavam brigando entre eles", disse a diretora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;