Memória Titulo Santo André
Ele deu nomes a ruas de Santo André
Ademir Medici
31/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje, 31 de agosto de 2016, é o dia do centenário de nascimento de Euclydes Rocco. Nasceu no Interior do Estado. Veio menino para Santo André. E ganha uma biografia feita pelo primeiro filho, o arquiteto Tininho, que se baseou para tanto em documentos ordenados pelo próprio pai.

À biografia deve se acrescentar a informação que sempre consideramos das mais relevantes: Euclydes Rocco corrigiu a nomenclatura de vários nomes de logradouros públicos de Santo André, sugerindo outros, geralmente de andreenses que fizeram algo pela cidade e que, sem a atuação de Rocco, passariam despercebidos.

Um exemplo: a maioria dos nomes das ruas do Jardim Las Vegas foi sugerida por Euclydes Rocco.

Assim, na municipalidade, quando se falar em Cad-Log – Cadastro de Logradouros – deve-se lembrar de Euclydes Rocco e do seu trabalho perfeccionista.

 

CENTENÁRIO

Os dados que se seguem foram extraídos da biografia de Euclydes Rocco, sistematizada por Euclydes Rocco Junior:

Hermínia Cordeiro Rocco, mulher de Euclydes Rocco, nasceu em São Bernardo. Era filha de Jacobina Francisca Scopel e José Cordeiro.

Os Cordeiro fazem parte de uma das mais antigas famílias do Grande ABC, que antecedeu a chegada dos imigrantes europeus. Faz parte do elenco das chamadas famílias de brasileiros.

A genealogia dos Scopel é ligada à família Pinotti, do ex-prefeito Aldino Pinotti e dos Pinotti que participaram da fundação do Núcleo Colonial de São Bernardo.

A vida difícil de sua infância fez com que Euclydes Rocco tivesse de trocar os estudos pela venda de jornais e outros serviços. Adulto, foi entregador do armazém de Manoel Duarte, seu padrinho de casamento.

Rocco viveu o auge da indústria têxtil. Foi tecelão na Didone. Em 1945, participou da fundação da Têxtil Irmãos Rocco, que encerrou atividades em 1976. Neste período era fonte obrigatória dos setores de economia da imprensa local e de São Paulo.

Antes de fundar sua indústria, teve um escritório de despachante associado a Francisco Maria Zanei; uma autoescola, a primeira de Santo André; e um armazém, em sociedade com Cesário Melito.

Na política partidária, foi eleito vereador e cumpriu mandato de 1952 a 1955.

Na área esportiva, participou da fundação do Tênis Clube de Santo André, atuando por mais de dez anos como tesoureiro; foi presidente da comissão de orientação fiscal do Aramaçan e presidente do Corinthians de Santo André.

Na sociedade civil, participou da fundação da Cooperativa de Consumo do ABC e coordenou a comissão de criação do Museu de Santo André, que hoje leva o nome de Octaviano Gaiarsa.

 

Linha do tempo

Euclydes Rocco

 

O nascimento: 31 de agosto de 1916 em Itobi (São Paulo), filho de Costante Rocco e Josefina Rocco (dona Pina).

Irmãos: Sebastião, Argemiro, Eduardo, Luiz e Osvaldo.

O casamento: em 1941 com Hermínia Cordeiro.

Os filhos: Euclydes Junior, Eladir e Eliete.

A partida: 5 de agosto de 2000.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 31 de agosto: Bom Jesus da Lapa (Bahia), Camacan (Bahia), Campanário (Minas Gerais), Guaratinga (Bahia), Itapiopoca (Ceará), Trindade (Goiás) e Uberlândia (Minas Gerais).

Uberlândia foi elevado a município em 31-8-1888 com o nome de São Pedro de Uberabinha, separando-se de Uberaba. A denominação no diminutivo e que ainda fazia referência ao município do qual foi emancipado provocou uma discussão na comunidade que se prolongou durante quatro décadas sobre qual seria o nome definitivo da nova cidade.

O nome atual – Uberlândia – foi dado pela lei estadual 1128, de 19-10-1929. Uberlândia significa ‘terra fértil’.

 

Diário há 30 anos
Domingo, 31 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6226

Manchete – Assembleia dos motoristas decide se ônibus da região param

Categoria reúne nove mil motoristas e cobradores no Grande ABC.

Meio Ambiente – Lei dos Mananciais não evita devastações.

Economia – Cai rentabilidade da indústria com a escassez de matéria-prima (reportagem: Marli Romanini).

Economia 2 – Cruzado: hora de ajustar, não descongelar (reportagem: Elianete Simões).

 

Em 31 de agosto de...
1876 – Notícia publicada pelo jornal A Província de S. Paulo informa sobre o quadro dos colégios eleitorais da Província de São Paulo.

Na capital, são 11 distritos, entre os quais o de São Bernardo, abrangendo todo o espaço do Grande ABC.

Os demais distritos eleitorais são: Sé, Santa Ifigênia, Consolação, Brás, Guarulhos, Freguesia do Ó, Penha, Juqueri, Santo Amaro e Santa Isabel.

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a Turquia declara guerra à Romênia.

1961 – Movimento sindical do Grande ABC faz campanha para a posse de João Goulart como presidente da República, no lugar do renunciante Jânio Quadros.

1971 – Maria do Carmo Rodrigues, 19 anos, selecionada entre mais de 150 concorrentes para o corpo de provas de confecções da Valisère, em Santo André.

1976 – Na conclusão da série ‘Grande ABC, a metamorfose da industrialização’, o Diário estampa em manchete: ‘Região rica, um mito prejudicial’.

Reunidos na Redação, os prefeitos Antonio Pezzolo (Santo André), Geraldo Faria Rodrigues (São Bernardo) e Walter Braido (São Caetano) concordam que a imagem das cidades ricas do Grande ABC, em especial das suas três cidades (ABC), é falsa e só trouxe problemas.

O Grande ABC produzia 10% do PNB (Produto Nacional Bruto), mas não recebia em ICM o que tinha direito.

Esta série de reportagens daria ao Diário o Prêmio Esso de Jornalismo regional (Sudeste), do qual participaram jornais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

1981 – Lei 6.938 estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente e institucionaliza o Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), responsável pela elaboração das normas federais operacionais de controle ambiental.

 

Santos do Dia
Raimundo Nonato (Espanha: Portel 1200 – Cardona 1240).

Lutou pela libertação dos escravos do seu país. Chegou a entregar-se como um deles na Argélia em 1226, com o objetivo de animar os prisioneiros a trabalhar pela libertação.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 

Amado

Aristides

 

Hoje
Dia Nacional do Nutricionista

Dia Nacional do Outdoor




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;