Setecidades Titulo
Campo de futebol vira pasto para cavalos em Santo André
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
23/07/2011 | 07:31
Compartilhar notícia


A grama onde a bola rolava virou pasto para cavalos. Nas laterais, pneus, papeis, latas, garrafas pet e todo tipo de entulho ajudam o mato a esconder as linhas do campo. O que era orgulho da vizinhança e distração dos mais velhos nos fins de semana, virou vergonha. Essa é a atual situação do antigo campo de futebol Sete de Setembro, no bairro Valparaíso, em Santo André.

Visualizar o local é fácil: é o primeiro terreno abandonado após a Avenida Atlântica, para quem vem pela Avenida Lauro Gomes sentido Fundação Santo André. O motorista, portanto, deve tomar cuidado ao passar próximo ao campo. Quatro cavalos que pastam ali às vezes escapam e vão para as ruas. Fiscalização é rara e o Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André informou que realiza a limpeza das laterais do campo ao menos duas vezes por mês. A última foi quarta-feira.

O equipamento pertence à Prefeitura e consta na lista de campos públicos no site da administração. Mesmo assim, a assessoria de imprensa informou que "os responsáveis pelo terreno em questão já foram autuados pelo Semasa".

Há três anos, quando times de futebol de várzea marcavam até oito partidas por fim de semana, o campo era bem cuidado. Tanto que servia de atrativo para o barzinho que dona Rosenete Gomes da Silva, 55 anos, cuida há mais de 10 anos. "Agora, aqui virou lugar para lixo. As pessoas passam e jogam sacos e até restos de construção. Isso afastou os clientes", comentou.

A sujeira é tanta que o zelador da quadra de esportes situada no mesmo terreno, Sebastião José Medina, 63, desistiu de fazer a manutenção. "Eu costumava aparar a grama e tirar alguma sujeirinha durante a semana. Não dá mais, pois tem muita coisa jogada lá", criticou.

Sobre os animais, o Semasa explicou que todos possuem donos e que um está ferido. Segundo a autarquia, o animal está recebendo cuidados e o serviço de zoonoses está acompanhando a recuperação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;