Esportes Titulo
OMB elege Popó o melhor do ano
31/10/2003 | 22:12
Compartilhar notícia


O brasileiro Acelino Popó Freitas foi eleito pela Organização Mundial de Boxe (OMB) o melhor pugilista de 2003 e sua última vitória, diante do argentino Jorge La Hiena Barrios, em Miami, dia 10 de agosto – nocaute técnico no 12º assalto – o melhor combate do ano. Popó será homenageado, dia 7, em Miami, durante conferência da entidade.

Campeão dos superpenas pela OMB e pela Associação Mundial de Boxe, Popó viaja dia 6 para os Estados Unidos, provavelmente para Palm Springs, onde vai iniciar os treinamentos para sua próxima luta, marcada para 3 de janeiro, contra o campeão dos leves da OMB, Artur Grigorian, do Usbequistão. O duelo ainda não tem local definido. Pode acontecer em Las Vegas ou Miami. “Vamos analisar a melhor proposta”, afirmou Antonio Garrido, advogado do pugilista.

Esta será a última luta de Popó pelo canal norte-americano Showtime. Foram 30 meses e seis lutas. “Temos algumas propostas, mas só iremos analisá-las após o fim do contrato com a Showtime, que tem a preferência na renovação.” O canal HBO também tem interesse nos combates do lutador baiano.

Caso Popó derrote Grigorian, que está invicto em 36 lutas, ele vai se igualar a Éder Jofre, que também conquistou títulos mundiais em duas categorias. O Galo de Ouro ficou com os cinturões dos galos (1960 a 1965) e dos penas (1973).

Em seu cartel de 34 vitórias, Popó soma 15 entre os pesos leves. Em seus últimos combates, o brasileiro teve grandes dificuldades para manter o peso. Chegava a ficar 24 horas sem ao menos ingerir líquidos. Passando a atuar entre os leves Popó passará a pesar perto dos 61 quilos, contra os 59 dos superpenas.

“A vantagem do Popó é ter uma pegada muito superior ao seu peso”, afirmou o técnico Ulisses Pereira, logo após a vitória sobre Barrios, prevendo a mudança de categoria.

No boxe é comum a mudança de categoria. Em março, o norte-americano Roy Jones Jr. assombrou o mundo ao conquistar o título mundial dos pesos pesados. Ele também ganhou entre os médios, supermédios e meio-pesados.

Outro exemplo de um eterno pegador foi o panamenho Roberto Mano De Piedra Durán, campeão entre os leves, meio-médios, médios-ligeiros e médios, que encerrou massacrando adversários entre os supermédios.

Mayweather – O norte-americano Floyd Mayweather, futuro adversário de Popó, defende o título mundial dos leves pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), neste sábado, em Grand Rapids, Michigan, diante do sul-africano Phillip N’Dou.

Organizações

O boxe mundial é comandado por quatro associações separadamente. A OMB premiou o brasileiro Popó. Confira abaixo todas as organizações:

Conselho Mundial de Boxe (CMB)
Fundado em 1963, foi formando por dissidentes da AMB. É a entidade que tem a maior representatividade entre todas aquelas que dirigem o boxe internacional.

Associação Mundial de Boxe (AMB)
Fundada em 1962, é a mais antiga entidade do boxe, tem raízes nos anos 20, pois é uma evolução da NBA (em Inglês, Associação Nacional de Boxe), surgida em 1920.

Federação Internacional de Boxe (FIB)
A Federação Internacional de Boxe começou a operar em 1983, sob o comando do norte-americano Bob Lee, que perdeu a eleição na AMB. Escândalo de corrupção envolvendo Lee abalou sua imagem, embora tenha adquirido prestígio com campeões como Larry Holmes e Marvin Hagler.

Organização Mundial de Boxe (OMB)
Quarta entidade em ordem de importância, a OMB não costuma ser cogitada quando há unificações e não conta com prestígio nos EUA, capital mundial do pugilismo. Foi fundada em 1988.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;