Economia Titulo
Trabalhadores da Petrobras fazem greve de advertência
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
04/09/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


Os trabalhadores da Petrobras fizeram ontem paralisações de advertência de oito horas (das 8h às 16h) em diversas unidades no País, incluindo paradas no terminal da Transpetro em São Caetano e na Recap (Refinaria de Capuava), de Mauá.

As paralisações - que segundo o Sindipetro Unificado-SP (Sindicato dos Petroleiros), tiveram adesão de 80% nesse período do dia - são uma forma de pressionar para que a estatal melhora suas propostas na mesa de negociação salarial. Com data-base em 1º de setembro, a categoria é formada por cerca de 1.500 trabalhadores na região.

A FUP (Federação Única dos Petroleiros) havia entregue para a Petrobras, no início de agosto, pauta de reivindicação da campanha salarial deste ano pedindo reposição da inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), 10% de aumento real e criação do Fundo Garantidor - que consiste num mecanismo de proteção contra o não pagamento de verbas rescisórias por parte de empreiteiras terceirizadas -, entre outros pontos.

De acordo com o sindicato, em reunião com a FUP no dia 11, a empresa apresentou proposta bem aquém do que almejavam e que incluía reposição da inflação mais ganho real de 2% sobre a RMNR (Remuneração Mínima por Nível e Regime) e gratificação de 80% sobre a remuneração normal e não se manifestou sobre o Fundo Garantidor.

Os representantes dos petroleiros também buscam mudanças na gestão de segurança. Quanto a esse ponto, a Petrobras propõe a realização de fórum nacional, com participação da FUP e sindicatos, para discutir a política e as diretrizes da empresa sobre o tema.

Ainda de acordo com o Sindipetro, há a expectativa de que haja nova reunião de negociação na próxima semana. Caso a situação caminhe para o impasse, pode haver novas paralisações.

Por sua vez, a Petrobras, por meio de comunicado, reforça a importância da mesa de negociação como "melhor meio de manter o diálogo aberto e transparente com os representantes dos empregados durante a campanha salarial". E informa que mantém reuniões constantes, na busca de solução favorável a ambas as partes.

Ainda de acordo com a estatal, o movimento dos petroleiros, realizado ontem, não afetou nem a produção nem as operações da empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;