Esportes Titulo
Tempo seco exige cuidados na Corrida do Soldado
Bianca Daga
Especial para o Diário
28/08/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


O ar seco e as temperaturas altas predominantes há alguns dias serão os principais adversários dos 1.500 corredores esperados na Corrida e Caminhada do Soldado amanhã, em Santo André.

A largada está marcada para as 8h, em frente ao Tiro de Guerra da cidade, horário com previsão de 20ºC e umidade relativa do ar em torno de 50%. Segundo o meteorologista do Clima Tempo Marcelo Pinheiros, as condições não são favoráveis para a realização da prova.

"O ideal é umidade acima de 60%. Por isso, acho arriscado e inadequado participar de uma prova dessas com o ar do jeito que está, seco e cheio de poluentes, mesmo começando às 8h."

A partir das 10h, quando os competidores devem finalizar o percurso, a umidade do ar estará em cerca de 35%, e a temperatura por volta dos 27ºC, dificultando ainda mais o desempenho de soldados, atletas e amadores.

"O horário crítico é das 10h às 17h. Com certeza o fim da corrida será bastante desgastante", completa Marcelo.

Apesar de concordar que as condições climáticas não são ideais, o supervisor técnico da FPA (Federação Paulista de Atletismo), Edelson Moreira da Silva, acredita que a prova é viável, desde que os competidores tenham cuidados especiais, independentemente da distância que percorrerão - corrida de dez ou cinco quilômetros e caminhada de cinco.
"Com precauções, não há problema. É importante ter cuidado redobrado com a hidratação do corpo. Em vez de tomar água somente durante o percurso, é imporante fazer isso antes da largada, para o corpo já ir se preparando", alerta.

Edelson lembra também que se hidratar não é só consumir quantidade suficiente de água. "O que ajuda bastante é antes de começar a correr e durante a corrida, molhar os pulsos, a nuca e a parte de trás da coxa, locais de maior circulação do sangue."

Para os atletas amadores, que devem marcar presença em peso na Corrida e Caminhada do Soldado, outras precauções também são indicadas. "Três coisas podem ser feitas para ajudar na preparação do corpo. Cerca de duas horas antes, alimentação balanceada com carboidratos e frutas, além de liquídos isotônicos, como água de coco. Fora isso, é legal momentos antes da prova lavar as vias aéreas com soro fisiológico", recomenda o fisiologista Tiago Fukugauti.

Para evitar desidratação dos corredores, os organizadores da Corrida e Caminhada do Soldado colocarão três postos de água durante o percurso, a cada 2,5 quilômetros, além dos copos e garrafas disponíveis nos pontos de largada e chegada.

O trajeto da prova passará pelas principais vias da cidade como Alameda São Caetano e avenidas Dom Pedro II, Santos Dumont e Edson Danillo Dotto (Perimetral).

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros ficarão de prontidão, e duas UTIs móveis e uma moto médica circularão pelo percurso para atender os participantes, caso necessário.
Como um dos objetivos do evento é celebrar o Dia do Soldado, comemorado na quarta-feira, os cinco melhores civis e militares, tanto homens quanto mulheres, receberão troféus como premiação e homenagem.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;