Internacional Titulo
ONG denuncia expulsão de árabes de Kirkuk
Da AFP
15/04/2003 | 12:40
Compartilhar notícia


A organização de direitos humanos Human Rights Watch denunciou esta terça-feira que as forças curdas na região de Kirkuk estão expulsando de seus lares centenas de famílias árabes e que, em meio ao caos, morreram dezenas de pessoas. "Agora mesmo Kirkuk é um barril de pólvora", afirmou Hania Mufti, diretor em Londres da divisão para o Oriente Médio e Norte da África da HRW, que anunciou ter enviado uma equipe de investigadores a Kirkuk em 10 de abril passado.

A pesquisa in loco obteve testemunhos de inúmeras famílias árabes que asseguram ter recebido ordens dos membros da União Patriótica do Curdistão para abandonar suas casas em um prazo de três dias.

Durante anos, nessa zona, ocorreu o processo inverso: o regime de Saddam Hussein aplicou uma política de substituição da famílias curdas da região petrolífera de Kirkuk por famílias árabes, o que também foi regularmente denunciado pela Human Rights Watch.

A HRW também condenou o caos e os saques e pediu que as "tropas dos Estados Unidos impeçam a violência" no lugar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;