Cultura & Lazer Titulo
Morre o diretor de cinema Stanley Kramer
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC com Agências
20/02/2001 | 18:26
Compartilhar notícia


O diretor e produtor Stanley Kramer, célebre por filmes de apurada percepção dos momentos sofridos pela sociedade, morreu nesta terça-feira aos 87 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Seus trabalhos eram conhecidos pelo conteúdo, como O Julgamento de Nuremberg (1961), sobre os crimes nazistas contra judeus; Adivinhe Quem Vem Para Jantar? (1967), sobre racismo; Deu a Louca no Mundo (1963), comédia sobre a ganância. Kramer estava internado com pneumonia no Hospital Motion Picture and Television, segundo sua viúva, a atriz Karen Sharpe Kramer.

Kramer trabalhou com grandes nomes do cinema como Gary Cooper, Humphrey Bogart, Katherine Hepburn, Spencer Tracy, Gregory Peck e Marlon Brando. Seus trabalhos renderam 80 indicações ao Oscar e 16 prêmios.

Ele levou para as telas o racismo e as tortuosas convenções sociais, pivôs de uma discussão social que atravessava os anos 60 nos Estados Unidos. Tracy e Hepburn, que interpretavam um casal que se achava liberal, mostram desassossego ao saber que seu futuro genro é um negro (Sidney Poitier).

Kramer encarava motivos sociais com liberdade, pois atuava em sua própria produtora. Matar ou Morrer (1952), que ele produziu e Fred Zinnemann dirigiu, sintetiza sua forma de agir: um xerife (Gary Cooper) caminha sozinho para o duelo frente a frente com o vilão, sem ninguém para lhe dar apoio, ouvindo cada uma das 12 badaladas de um relógio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;